domingo, 4 de janeiro de 2009

Aprendizagem Colaborativa: Uma estratégia?

Tenho reparado na procura de partilha de recursos no âmbito do processo de RVC. Entendo que o processo de relação dos Centros Novas Oportunidades (dos Técnicos aos Formadores) passa por promover uma cultura de Aprendizagem Colaborativa. A resposta de apoio aumenta a sua eficiência se estas práticas tiverem uma implementação planificada em função dos objectivos estratégicos para cada percurso de qualificação. Deixo algumas noções fundamentais:

«A aprendizagem colaborativa é a relação num grupo de estudantes que exige interdependência positiva (um sentido de se afundar ou evoluir em conjunto), responsabilidade mútua (cada um de nós tem de contribuir e aprender), competências emocionais e relacionais (comunicação, negociação, confiança, liderança, tomada de decisão, e resolução de conflitos), interacção cara-a-cara, e meta-cognição (reflectindo sobre o desempenho da equipa e como este pode ser melhorado).»
Fonte: FCT/UL

Algumas vantagens da Aprendizagem Colaborativa:
  • "desenvolve e compartilha um objetivo comum;
  • compartilha sua compreensão do problema: questões; insights e soluções;
  • responde aos, e trabalha para compreender os questionamentos, insights e soluções dos outros."
Fonte: Guia de Estudos e Estratégia.

1 comentário:

Mafalda Branco disse...

Olá João!
É engraçado encontrar aqui esta sugestão, pois há um tempo atrás, no nosso blog, colocámos precisamente esse desafio: aprender mais, sempre uns com os outros!

http://cnoansiao.blogspot.com/2008/10/aprendizagem-cooperativa.html

Bom trabalho!
Mafalda Branco