sábado, 20 de dezembro de 2008

Desejos para 2009: 10 ideias e uma vontade.

Estive a pensar qual iria ser o meu penúltimo post neste blog até ao regresso em 2009. E fiz uma lista de desejos, transformados em 10 ideias e uma vontade.

Eis a lista de desejos para a Iniciativa Novas Oportunidades (Vertente RVC - Adultos) para 2009 que deixo aqui em linhas muito simples:

1. Que se repense a forma como as metas são definidas e que estas possam ser definidas pelos Centros Novas Oportunidades em função da sua situação geográfica, capacidade de organização em conciliação com os objectivos nacionais.

2. Qua se repense e reforçe a formação das equipas técnico-pedagógicas dos Centros Novas Oportunidades, assim como, das equipas dos Cursos de Educação e Formação de Adultos.

3. Que se criem e realizem auditorias e sessões de acompanhamento aos Centros Novas Oportunidades com objectivos de informação, verificação e orientação das actividades que criem uma orientação nacional quanto às linhas fundamentais e globais do projecto.

4. Que se criem, entre os Centros Novas Oportunidades, verdadeiras redes de cooperação e colaboração a nível regional e local.

5. Que as equipas técnico-pedagógicas promovam efectivos processos de reconhecimento de competências e formação com base na história de vida dos adultos com rigor, qualidade e com um modelo integrado de qualificação pós-processo.

6. Que seja criada uma plataforma de cooperação e colaboração on-line para partilha, entre equipas dos Centros Novas Oportunidades de «boas práticas» e partilha de recursos.

7. Que seja ministrada formação e criados procedimentos de actuação para os Avaliadores Externos por forma a valorizar o conceito de promoção de credibilidade e articulação entre estes e as equipas técnico-pedagógicas.

8. Qua a Agência Nacional para a Qualificação promova uma efectiva monitorização dos Centros Novas Oportunidades, assim como, promova a reflexão, articulação e mobilização de estratégias para a consolidação da Iniciativa Novas Oportunidades dentro e fora do sistema educativo em Portugal.

9. Que se promova e revele os resultados da Avaliação Externa com o objectivo de promover uma reflexão formativa para a Iniciativa Novas Oportunidades e se necessário se reformule práticas, procedimentos e recursos.

10. Que o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências se afirme como estratégia valorizada para abrir portas de qualificação aos milhares de adultos que "regressaram à escola" e à valorização da aprendizagem como melhoria das competências pessoais e profissionais de todos e de cada um destes "novos alunos" que a Escola tem que saber acolher e (re)qualificar.

Por último uma vontade. A vontade de ver, em 2009, cada um dos adultos que terminaram o processo de RVC continuarem o seu processo de formação por via da frequência de novas acções de formação e da aposta no conhecimento como via para a sua valorização pessoal e profissional.

Sem comentários: