sábado, 22 de novembro de 2008

Júri, encontros e sessões de trabalho.

A qualidade do trabalho dos Centros Novas Oportunidades resulta sempre da capacidade de trabalho em equipa. Estes últimos tempos foram de análise desta evidência em vários Centros Novas Oportunidades que tenho acompanhado. Aqui fica um resumo das últimas actividades que realizei como Avaliador Externo.

Um júri levou-me até ao Centro Novas Oportunidades da Gafanha da Nazaré. Foi uma sessão de júri para adultos que estavam a concluir o seu processo de nível básico. Foi uma trabalho desenvolvido pelas profissionais e formadores que valorizou a história de vida de cada um dos adultos, sendo que destaco a importância que tem este momento de "regresso à escola" que representa este primeiro momento para cada um dos adultos. A equipa consegue, pelo seu humanismo e constante apoio, redefinir a relação com a escola e com a aprendizagem e isso esteve presente nesta sessão de júri. Os meus parabéns aos adultos e à equipa pelo trabalho desenvolvido.

Mais recentemente e por convite da equipa fui ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de São Pedro do Sul. Para além de ficar encantado com São Pedro do Sul que, no Outuno, é pintado por tons de castanho que tornam a viagem muito agradável, fiquei também, com uma ideia muito positiva da equipa que encontrei. Em primeiro lugar pela preocupação pela qualidade. Mas o que marca a equipa do Centro Novas Oportunidades é o humanismo e o anseio por querer dar uma resposta à medida de cada um dos adultos que procura o centro. Sem dúvida que aposto na emergência de «boas práticas» nascidas neste centro pois, pelo que a equipa mostrou na sessão de trabalho que desenvolvemos em conjunto, muito se pode esperar desta equipa dedicada e muito profissional.

Por último, uma viagem levou-me ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Marques Castilho em Águeda. A preparação de um júri envolveu o acesso e consulta dos portefólios e conversa com as profissionais que acompanharam os adultos. Considero que a consulta dos portefólios, por si, não revela o que resulta da história de vida que muitas vezes é partilhada com os/as profissionais de RVC muito para além do que é escrito ou descrito. Por isso, considero que as reuniões de preparação de sessões de júri são fundamentais para ajustar a actuação do Avaliador Externo ao processo de formalização que resulta da realização da sessão de júri.


Sem comentários: