domingo, 30 de novembro de 2008

Comissões, Viagens e Júris...

A questão da comparação do trabalho entre Centros Novas Oportunidades, quer pelas equipas, quer pelos adultos, comparando actividades desenvolvidas, modelos e exigência são cada vez mais uma realidade com que todos os que observam a implementação da Iniciativa Novas Oportunidades ser deparam. Sou um defensor de uma prática que tenho tentado implementar pelo convite a Centros Novas Oportunidades para assistirem a júris noutros centros. Esta prática tem um objectivo último que é a de potenciar/criar uma rede integrada numa determinada região para dar uma resposta coerente a quem procura soluções para a sua qualificação. Só por via de redes locais criadas entre Centros Novas Oportunidades será possível uma resposta de qualidade.

E partilho aqui as últimas aventuras de um Avaliador Externo, como já vem sendo hábito.
A primeira diz respeito a um júri que realizei no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Mealhada. Tenho acompanhado este centro nos últimos anos e quero registar uma evidência que se torna clara para mim e de factor a valorizar. Muitas vezes, com o passar dos tempos (e principalmente com a introdução do Nível Secundário) as equipas tendem a dar mais atenção a uns processos que outros. Este centro demonstra um percurso adequado e em conformidade com os princípios de qualidade que o norteam. A valorização dada aos adultos no processo de RVCC de nível básico continua ser uma mais-valia fundamental no trabalho desenvolvido por esta equipa, notando-se nas sessões de júri o ganho estruturado dos candidatos num efectivo e consolidado processo de "regresso à escola" que os integra numa caminhada para a qualificação. Isto resulta de um bom trabalho desenvolvido por toda a equipa. Por tal, para todos, os meus parabéns.

E outra viagem levou-me a Águeda, à Escola Secundária Marques Castilho, para o primeiro júri em que estive presente, com a equipa do Centro Novas Oportunidades. Estive, uma semana antes, com a equipa, discutir os dossiês pessoais dos adultos e a consultar os mesmos. Fico sempre admirado com a relação entre as pessoas e o que conseguem colocar nas actividades que exploram na realização do processo de RVC. Sem dúvida que, como Avaliador Externo, nos vemos perante uma difícil tarefa de explorar todo um universo entre o trabalho realizado pela equipa e as, muitas vezes, ricas e imensas aprendizagens dos adultos. Quero deixar uma palavra de agradecimento pela forma como fui recebido pela equipa, assim como, pela forma positiva como decorreu o dia de trabalho, sabendo que o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Marques Castilho conseguiu um trabalho de "recuperação"/"reencontro" de muitos adultos com a escola, a aprendizagem, a qualificação e a valorização pessoal para cada um dos adultos que foram a júri. Por isso, os meus parabéns.

E por último, a minha aventura no Second Life e no 2.º Encontro Nacional de Centros Novas Oportunidades. Sou daqueles que acredita, como diz o anúncio, que a inovação é um caminho. Por isso, estive presente (embora por pouco tempo, com pena minha) nas visitas que a equipa da Universidade de Aveiro desenvolveu para os participantes neste encontro. A existência de um ambiente virtual 3D neste encontro, com a difusão dos projectos que as universidade portugueses e equipas de professores e estudantes têm vindo a desenvolver era um objectivo, mais do que a participação no mesmo. Penso que o futuro passa por criar mecanismos para essa mesma participação. A vontade de cada um em participar é um desafio. Acima de tudo um desafio pessoal que importa explorar. Espero que dia 2 de Dezembro, com a emissão em directo do evento que terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa, essa participação possa aumentar e começar a tornar-se uma realidade cada vez mais presente. Uma palavra de agradecimento à equipa da Universidade de Aveiro pelo excelente trabalho realizado. E como é meu hábito referir: um passo de cada vez para chegar ao destino.

Sem comentários: