segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Resultados o 1.º Concurso do Blog RVCC/NO

No âmbito do desenvolvimento do Blog RVCC/NO somos a comunicar os resultados do 1.º Concurso. Este concurso teve como objectivo difundir práticas e partilhar reflexões sobre o processo RVCC e a iniciativa Novas Oportunidades. Embora a participação tenha sido reduzida, houve alguns trabalho de muita qualidade. Assim, e por não haver uma participação que fosse capaz de permitir diferenciar entre adultos e Centros Novas Oportunidades, decidimos atribuir apenas uma classificação geral para os participantes. Publicamos aqui os resultados.

1.º Lugar: João Paulo Pinto (Formador); CNO da Escola Profissional Cristóvão Colombo no Funchal com o site de apoio ao processo na área de TIC.
2.º Lugar: Equipa Técnico-Pedagógica do CNO do Agrupamento de Escolas de Ansião (Mafalda Branco, Claúdia Branco e Susana Silva), com uma dinâmica para a primeira sessão de grupo no processo RVCC Secundário.

Pode ser consultado o documento de apresentação da dinâmica e reflexão aqui e aqui.

3.º Lugar: Maria Edite Soares Pinheiro. Com a reflexão e actividade sobre a conclusão do processo RVCC de nível Básico.

«"Dentro de um copo de neve como este que vês cair..."

"O lótus que é uma das mais belas flores do mundo, nasce no lodo; a lagarta, um bicho pequeno, queima, entra no casulo para virar uma borboleta. É esse o grande mistério produzido, o da alquimia, da transformação da pedra em ouro, da mudança de energias ditas negativas em positivas, assim como a terra transforma excrementos em adubos".

Os ditos avisos de tomadas de consciência, acordaram um sonho congelado, lembrou-me que tinha uma nova oportunidade de poder realizá-lo. Um desejo esquecido no tempo perdido, pus mãos à obra e começou uma luta pelo desafio de mim própria, a procura e pesquisa de enriquecimento para a minha valorização. Toda esta valorização provocou em mim uma vontade de viver e de me conhecer, senti como se estivesse aprender tudo de novo, dando os primeiros passos de aprendizagem da vida. Em todo o processo eu achei muito interessante a forma acolhedora dos formadores em relação aos formandos, a inovação e profissionalismo deles. A síntese dos conteúdos facilitou o meu estudo, a pesquisa na Net despertou a minha curiosidade por desafios e a criança adormecida dentro de mim lembrou-me daquilo que fui, do que sou e do que quero ser. (no filme da minha vida).

A actividade realizada pelo CNO - Nerga no final do processo RVCC, teve a iniciativa de juntar várias valências num (stand), na feira de artesanato BEIRARTESANATO, na Guarda organizada pelo Nerga, a minha participação foi com uma exposição de quadros pintados por mim e ao mesmo tempo fiz retratos.»
Citado da autora na participação no concurso.

A todos os que concorreram os sinceros agradecimentos. Aos vencedores, parabéns! E acima de tudo, continuação de bom trabalho!

Sem comentários: