sábado, 18 de outubro de 2008

Júris, Formação e encontros...

Nos últimos meses não tenho deixado aqui algumas referências das actividades que tenho desenvolvido no âmbito da minha relação com os Centros Novas Oportunidades, pelo que, hoje deixo um apanhado geral do trabalho desenvolvido.

No passado mês de Setembro realizei, no CNO da Escola Nacional de Bombeiros (Lousã), os primeiros júris parciais, sendo que, os adultos vão agora integrar um curso de Educação e Formação de Adultos. Estes júris são fundamentais para o esclarecimento dos futuros formandos de cursos EFA, visto, muitas vezes, a transferência entre processos não seja clara para os candidatos. Destaco a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipa técnico-pedagógica do CNO, sendo o seu trabalho transferido para os PRA que os adultos apresentaram para atingir os seus créditos.

Este mês, desloquei-me a Vila Franca de Xira, à Escola Secundária Alves Redol, para realizar uma acção de formação para a equipa dos Cursos de Educação e Formação de Adultos. Já referi aqui a necessidade de promover acções de formação para as equipas de mediadores e formadores. Encontrei, como já conhecia no trabalho do CNO, uma equipa dedicada, profissional e competente. As dúvidas, como em muitas equipas, passam pelas estratégias de operacionalização e implementação. Foi uma boa sessão de trabalho, deixando aqui a minha palavra de reconhecimento pela vontade que encontrei em fazer um bom trabalho por parte da equipa, desejando sempre a qualidade e uma resposta efectiva para a qualificação dos formandos.

Outra viagem levou-me ao CNO da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, CNO em destaque este mês neste espaço. Ao visitar o CNO e na sessão de júri, encontrei os formadores no papel de profissionais e uma nova equipa. Tenho acompanhado essas mudanças em vários centros. Tenho que destacar aqui o excelente trabalho de formação interna que foi realizado pela equipa. Encontrei uma equipa cooperante, dinâmica, conhecedora, estratégicamente articulada e muito profissional. Mas quero destacar aqui os adultos. Foi uma sessão de trabalho muito rica. Quer pela história de vida de cada um, quer pela valorização pessoal e profissional potenciada pelo regresso à escola e desejos de continuação dos estudos que todos os adultos demonstraram. Estão, sinceramente, de parabéns e desejo muito boa sorte para todos no futuro.

E para terminar, um Júri no NERGA, na cidade da Guarda. A equipa mantém-se o que permite um trabalho contínuo. Como já é hábito, as apresentações realizadas foram muito ricas e ilustrativas das histórias de vida dos adultos e do processo como reconhecimento efectivo de competências adquiridas ao longo da vida. A diversidade dessas mesmas histórias tornou uma sessão de júri numa conversa em que a transferência de conhecimentos de forma informal ocorreu de forma natural. A equipa e os adultos estão, também, de parabéns pelo trabalho realizado.

Tenho que destacar que nestes dois últimos meses tenho recebido muitos contactos com dúvidas sobre os Cursos EFA. Tenho acompanhado e realizado muitas sessões de formação para as equipas, assim como o tenho feito para os novos CNO. Deixo aqui uma palavra para as equipas onde sempre encontro pessoas que procuram a qualidade, o rigor e que desempenham as suas funções com um elevado profissionalismo, muitas vezes, com as naturais dúvidas iniciais. A minha palavra para todos é de desejo de bom trabalho e de reconhecimento pelo tanto que já conseguiram.

Sem comentários: