quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Educação de Adultos: vida no currículo e currículo na vida

Uma obra a consultar por equipas RVCC e EFA.

Quintas, Helena (2008). Educação de Adultos: vida no currículo e currículo na vida, Lisboa: ANQ

«A presente investigação foi realizada, entre Junho de 2002 e Julho de 2003, no Algarve, no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos. O trabalho que agora se edita é resultado de uma tese de doutoramento, embora não se apresente integralmente o texto da investigação realizada.
Nesta publicação é analisado o processo de construção curricular deste modelo educativo e, simultaneamente, avaliado o desenvolvimento profissional dos formadores que nele intervieram. Segundo a autora, trata-se de duas dimensões de análise: práticas de construção curricular em contexto de educação e formação de adultos e desenvolvimento profissional de formadores.
O título escolhido procura sintetizar a ideia-chave em que este modelo curricular assenta, o qual consiste em assumir que a vida quotidiana se pode constituir em objecto de acção pedagógica e que os conhecimentos e as competências em aquisição fazem ainda mais sentido quando transportados para o dia-a-dia dos formandos.
Esta obra está dividida em quatro partes: a primeira apresenta conceitos considerados fundamentais para a compreensão dos processos de educação e formação de adultos; a segunda parte discrimina a metodologia da investigação; a terceira expõe os resultados obtidos e analisa-os em cada uma das dimensões; e, por fim, a quarta parte apresenta as principais conclusões deste estudo.
Pretende-se que esta obra se constitua como uma referência nas práticas de desenvolvimento curricular, em particular no campo de intervenção da educação e formação de adultos.»

Sem comentários: