quinta-feira, 28 de agosto de 2008

História de Vida: Uma visão metodológica.

«O quotidiano das pessoas é retratado por meio de suas histórias de vida. O quotidiano é entendido como o momento em que é recebido (pelos actores sociais) como o tempo/ espaço/ acção do idêntico sempre igual a si mesmo; e no entanto é também o concreto, o tempo e o espaço das acções que nos pertencem mais, a dimensão social mais investida de significação de desejos individuais, um campo que longe de ser uma repetição monótona parece carregado de férteis microeventos.
Segundo essa linha de pensamento, o nosso quotidiano é repleto de significações: é um conjunto de situações vivenciadas no dia-a-dia, percebidas individualmente e renovando-se a cada instante. A vida quotidiana é caracterizada como o lugar das negociações do acontecimento pelos seres humanos e, ainda, como o lugar de disposição da existência pela construção sempre renovada da interface da natureza e da cultura.»

Vale a pena ler este artigo e tirar algumas conclusões sobre a importância a dar a alguns pontos fundamentais da História de Vida.

Sem comentários: