quarta-feira, 23 de julho de 2008

A OCDE e o Ensino Profissional.

«A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) elogiou as apostas no ensino profissional e na valorização da carreira docente actualmente em curso em Portugal na área da educação. Esta apreciação consta do Estudo Económico sobre Portugal da OCDE que o secretário-geral daquela organização, Angel Gurría, apresentou recentemente, em Lisboa.
Durante a apresentação do referido documento, Angel Gurría afirmou haver reformas interessantes na educação e frisou a Iniciativa Novas Oportunidades como uma boa medida, uma vez que "proporciona novas oportunidades de aprendizagem aos jovens em risco de abandonarem a escola e oferece oportunidades aos adultos com baixo nível educacional. Os resultados até à data são promissores". A este propósito, aquele responsável referiu ainda que "vários países na OCDE poderiam beneficiar agora da experiência de Portugal nesta área".
Neste estudo, que a OCDE divulgou no dia 25 de Junho, são enumerados vários programas levados a cabo pelo Governo na área da Educação, no sentido de reforçar as qualificações dos jovens e dos adultos. O documento salienta como especialmente positivas as apostas na educação profissionalmente qualificante e na valorização e qualificação da carreira docente. O documento refere a importância da iniciativa Novas Oportunidades, nomeadamente o desenvolvimento da rede de centros novas oportunidades, a diversificação da oferta de cursos (especialmente cursos de dupla certificação) para jovens e o reconhecimento, a validação e a certificação de competências dos adultos.
Os resultados obtidos através desta iniciativa são igualmente valorizados, designadamente o aumento da procura de cursos profissionalizantes de nível secundário de educação, assim como a expansão da rede de Centros Novas Oportunidades e o aumento do número de adultos abrangidos por esta iniciativa. A OCDE recomenda que Portugal prossiga a concretização de políticas que visam o aumento dos níveis de qualificação dos portugueses, apostando na monitorização e na avaliação rigorosa dos resultados obtidos.»
Fonte: ANQ

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