sexta-feira, 2 de maio de 2008

Semana de Júris - Práticas

As últimas sessões de júri que acompanhei trouxeram algumas coisas "novas" que gostaria de partilhar.
Uma sessão decorreu na Escola Secundária da Mealhada, de manhã e de tarde, sendo que, pela primeira vez e com muito gosto da minha parte, foi a júri Cristina Nogueira para a validação de Língua Estrangeira. Tratava-se de uma adulta que não tinha, para o processo de RVCC Básico, validado esta área e que agora regressou para o fazer. Assim, viu validado para o nível B3, a língua francesa e inglesa. Este regresso ao processo foi, por mim e por toda a equipa do CNO da Escola Secundária da Mealhada, visto com grande satisfação. Só um trabalho de acompanhamento pessoal, dedicado e com qualidade como verifico neste CNO e com esta equipa leva a que os adultos após processo não se desliguem novamente da escola e a esta regressem em tão curto espaço de tempo.
Outro júri decorreu na Escola Secundária de Pombal. O CNO da Escola Secundária de Pombal tem, nas sessões de júri que organiza, um dos seus vários pontos fortes. Quer pela dinâmica, quer pelo modelo, quer pela forma como os adultos demonstram, no espaço de 30 minutos cada, um conjunto transversal de competências que vão da sua História de Vida a uma actividade que dominam e onde evidenciam competências presentes nos seus dossier. Com a natural e excelente relação com o Profissional Alvim a sessão decorreu de forma a cumprir as expectativas sempre elevada que tenho em relação a este CNO. Os meus parabéns pelo trabalho realizado.
Um júri também a referir foi o que teve lugar em Cascais, no IETC. O CNO do Instituto de Educação Tecnológica de Cascais foi um dos CNO que me surpreendeu pela positiva. O trabalho realizado actualmente resulta de uma evolução contínua com vista à qualidade e que tem, na equipa de técnicos, formadores e coordenação o seu pilar essencial. Curioso que acompanhei, pela primeira vez, uma nova profissional RVCC, a Dra. Sónia Caetano, a quem dou os parabéns pela simpatia e pelo profissionalismo. Ao longo do tempo tenho acompanhado muitos(as) destes(as) profissionais e a integração neste processo tem uma marca comum a todos: o seu desejo de rigor, qualidade e inovação. Os meus parabéns ao CNO pela melhoria conseguida e pelo acompanhamento que dão aos adultos em processo neste momento.
Mas nem só de Júris se faz o trabalho de um Avaliador Externo. As reuniões de acompanhamento às equipa, principalmente que estão a desenvolver trabalho para o RVCC Secundário tem sido muito importante para mim, no que diz respeito à troca de informações e conhecimento directo do "terreno", assim como, para a partilha de ideias, projectos e visões de como implementar
com qualidade o processo RVCC. Assim, realizei no CNO do Agrupamento de Escolas de Ansião mais uma dessas reuniões a fim de trocar ideias sobre os PRA, a construção e organização do processo RVC. Fico sempre contente quando as palavras que oiço são: Rigor, Qualidade, Aprendizagem, Formação. Este foi o caso. Parabéns à equipa pelo esforço, profissionalismo e acompanhamento realizados na implementação do processo.

Sem comentários: