quarta-feira, 30 de abril de 2008

Avaliação, o RVCC e os EFA...

No espaço de debate foram várias vezes colocadas questões relacionadas com o tipo de certificado emitido para o RVCC de nível secundário. Aqui ficam algumas respostas:

«A equipa pedagógica deve criar/definir um sistema de avaliação uniforme (critérios, grelhas, nomenclatura específica - Bom, Suficiente, etc.) ou devem ser criados critérios "à medida" para cada Área de Competências-Chave?
A equipa pedagógica deve criar/definir um sistema de avaliação uniforme para todas as Unidades de Competência.

Como se avaliam as UC/UFCD?
Na componente de formação de base de cursos EFA de nível secundário - habilitação escolar é obrigatória a validação de 2 competências por cada UC. Na componente de formação de base de cursos EFA de nível secundário e nível 3 de formação é obrigatória a validação de 4 competências por cada UC. Na componente de formação tecnológica de cursos EFA de nível secundário e nível 3 de formação é obrigatório ter aproveitamento em todas as UFCD da componente tecnológica

A avaliação final é quantitativa, podendo os alunos ingressar no ensino superior, ou é traduzida no número de competências que o adulto adquiriu e isso depois terá uma equivalência para o acesso?
A avaliação final é de carácter qualitativo. Os adultos que concluírem o ensino básico ou o ensino secundário através de cursos EFA que pretendam prosseguir estudos estão sujeitos aos respectivos requisitos de acesso das diferentes modalidades.»
Fonte: ANQ

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