sexta-feira, 7 de março de 2008

Formação Modulares

«Destinatários e acesso:

Qual a idade mínima para aceder a uma formação modular?
As formações modulares destinam-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos à data do início da formação. É permitida a frequência de formandos com idade inferior a 18 anos desde que estejam comprovadamente inseridos no mercado de trabalho ou em centros educativos.

Qual a habilitação escolar exigida aos formandos que pretendam frequentar Formações Modulares compostas por UFCD integradas em percursos de nível básico?
As Formações Modulares compostas por UFCD integradas em percursos de nível básico destinam-se, prioritariamente, a adultos com níveis de habilitação escolar inferiores ao 3º ciclo do ensino básico.

E para frequentar Formações Modulares compostas por UFCD integradas em percursos de nível secundário, qual a habilitação escolar exigida aos formandos?
As Formações Modulares compostas por UFCD integradas em percursos de nível secundário destinam-se apenas a adultos com habilitação escolar de, pelo menos, o 3º ciclo do ensino básico.

E para frequentar Formações Modulares compostas por UFCD integradas em percursos de nível pós secundário, qual a habilitação escolar exigida aos formandos?
O acesso, organização, gestão, funcionamento, avaliação e certificação de Formações Modulares compostas por UFCD integradas em percursos de nível pós secundário são regulados no âmbito da legislação aplicável aos cursos de especialização tecnológica (Decreto-Lei nº 88/2006, de 23 de Maio).

Quando a UFCD a desenvolver é comum a dois referenciais com níveis de formação diferentes quais são as habilitações escolares exigidas?
As habilitações escolares exigidas para desenvolver uma UFCD comum a dois referenciais com níveis de formação diferentes devem ser as mínimas; por exemplo, para UFCD comuns a percursos de nível básico e de nível secundário, deve ser considerada a condição de acesso ao nível básico.

É possível um formando com o 3º ciclo do ensino básico frequentar um percurso de formação modular organizado em UFCD de percursos de nível básico?
Sim, a frequência de UFCD inseridas em percursos de nível básico dirige-se, prioritariamente a adultos com níveis de habilitação escolares inferiores ao 3º ciclo do ensino básico, mas não inibe o acesso a indivíduos com habilitações superiores.

É possível um formando com o 1º ciclo do ensino básico frequentar um percurso de formação modular organizado em UFCD de percursos de nível secundário?
Não. O acesso a UFCD inseridas em percursos de nível secundário exige uma habilitação escolar de, pelo menos, o 3º ciclo do ensino básico.

É possível um formando com uma licenciatura frequentar a formação modular?
Sim, o acesso a UFCD inseridas em percursos de nível secundário exige uma habilitação escolar de, pelo menos, o 3º ciclo do ensino básico, o que não inibe o acesso a indivíduos com habilitações superiores.


6 comentários:

Óscar de Brito disse...

Bom dia! Tem sido bastante proveitoso consultar este blog para o desenvolvimento do processo de RVCC do CNO onde trabalho.
Gostaria de saber onde é possível fazer o download desta apresentação sobre os EFA, pois através do slideshow torna-se complicada a leitura.
Cumprimentos, e votos de muito bom trabalho,
OF

JL disse...

Olá.
Obrigado pelo comentário.
Sim, pode. Todas as apresentações estão disponíveis para tirar no site do slideshare. Basta clicar no símbolo.

Até breve,
JL

Anónimo disse...

Bom dia,

Relativamente à frequência das formações modulares por licenciados, contactei directamente o POPH e fui informada que estas acções apenas podem ser frequentas por indivíduos com habilitações inferiores ao ensino secundário. Os formandos com habilitações são superiores não são elegíveis.
Algo que me deixa perplexa, já que não é isso que está escrito na legislação...

Anónimo disse...

boa tarde. Gostaria de frequentar este tipo de formaçao. Saberá dizer-me onde me posso inscrever?

Anónimo disse...

Pena não haver um só site com uma listagem geral de que sitio do pais e instituição onde há os respectivos cursos disponiveis.

Anónimo disse...

www.novasoportunidades.gov.pt