quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Um despertar de Atitudes

Quem frequenta o processo RVCC sabe que muitas vezes este passa essencialmente por este despertar de novas atitudes perante do Conhecimento. Talvez como estas:

«Curiosidade: ponto de partida para a aprendizagem. Pessoas curiosas têm senso de espanto e de admiração.Perguntam-se sobre como as coisas funcionam. Sabem fazer perguntas boas pertinentes e penetrantes. São desafiadoras e têm um saudável cepticismo sobre o que lhes dizem.

Exploração: é a contrapartida activa e inquisitiva da curiosidade. Pessoas inquisitivas são boas na procura e na colecta de informações. (…) Gostam do processo de descobrir e de pesquisar (seja sobre a vida de jogadores de futebol ou física de partículas). Apreciam a investigação e as “evidências” de avaliação, o que faz com que sua investigação gere outras perguntas.

Experimentação: é a virtude do inventor prático. (…) Eles não precisam de um grande esquema, ostensivamente infalível, antes de experimentar algo, sentindo-se “em casa” com a tentativa e o erro. (…) Gostam de planear e replanear, olhando o que produziram - uma floreira, uma roupa, um ensaio - e pensando sobre como poderiam melhorá-lo. Não se importam em cometer erros, pois aprender interessa-lhes mais do que estar “certos”.»

De: Guy Claxton

Sem comentários: