segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Os Níveis de Qualificação - Quadro Europeu de Qualificações

A partir de 2010 (daqui a quase 2 anos) será aplicada a seguinte escala de avaliação e categorização das competências.

Indicadores de definição dos níveis do quadro europeu de qualificações.
Cada um dos 8 níveis é definido por um conjunto de indicadores que especificam os resultados da aprendizagem correspondentes às qualificações de um dado nível em qualquer sistema de qualificações.

Conhecimentos: No âmbito do QEQ, descrevem-se os conhecimentos como teóricos e/ou factuais.
Aptidões: No âmbito do QEQ, descrevem-se as aptidões como cognitivas (incluindo a utilização de pensamento lógico, intuitivo e criativo) e práticas (implicando destreza manual e o recurso a métodos, materiais, ferramentas e instrumentos).
Competência: No âmbito do QEQ, descreve-se a competência em termos de responsabilidade e autonomia.

Nível 1
Resultados da aprendizagem correspondentes ao nível 1:

Conhecimentos: conhecimentos gerais básicos.
Aptidões: aptidões básicas necessárias à realização de tarefas simples.
Competência: trabalhar ou estudar sob supervisão directa num contexto estruturado.

Nível 2
Resultados da aprendizagem correspondentes ao nível 2:

Conhecimentos: conhecimentos factuais básicos numa área de estudo ou de trabalho.
Aptidões: aptidões cognitivas e práticas básicas necessárias para a aplicação da informação adequada à realização de tarefas e à resolução de problemas correntes por meio de regras e instrumentos simples.
Competência: trabalhar ou estudar sob supervisão, com um certo grau de autonomia.

Nível 3
Resultados da aprendizagem correspondentes ao nível 3:

Conhecimentos: conhecimentos de factos, princípios, processos e conceitos gerais numa área de estudo ou de trabalho.
Aptidões: uma gama de aptidões cognitivas e práticas necessárias para a realização de tarefas e a resolução de problemas através da selecção e aplicação de métodos, instrumentos, materiais e informações básicas.
Competência: assumir responsabilidades para executar tarefas numa área de estudo ou de
trabalho; adaptar o seu comportamento às circunstâncias para fins da resolução de problemas.

Nível 4
Resultados da aprendizagem correspondentes ao nível 4:

Conhecimentos: conhecimentos factuais e teóricos em contextos alargados numa área de estudo ou de trabalho.
Aptidões: uma gama de aptidões cognitivas e práticas necessárias para conceber soluções para problemas específicos numa área de estudo ou de trabalho.
Competências: gerir a própria actividade no quadro das orientações estabelecidas em contextos de estudo ou de trabalho geralmente previsíveis, mas susceptíveis de alteração; supervisionar as actividades de rotina de terceiros, assumindo determinadas responsabilidades em matéria de avaliação e melhoria das actividades em contextos de estudo ou de trabalho.

Nível 5
Resultados da aprendizagem correspondentes ao nível 5:

Conhecimentos: conhecimentos abrangentes, especializados, factuais e teóricos numa determinada área de estudos ou de trabalho e consciência dos limites desses conhecimentos.
Aptidões: uma gama abrangente de aptidões cognitivas e práticas necessárias para conceber soluções criativas para problemas abstractos.
Competência: gerir e supervisionar em contextos de estudo ou de trabalho sujeitos a alterações
imprevisíveis; rever e desenvolver o seu desempenho e o de terceiros.

Nível 6
Resultados da aprendizagem correspondentes ao nível 6:

Conhecimento: conhecimento aprofundado de uma determinada área de estudo ou de trabalho que implica uma compreensão crítica de teorias e princípios.
Aptidões: aptidões avançadas que revelam a mestria e a inovação necessárias à resolução de problemas complexos e imprevisíveis numa área especializada de estudos ou de trabalho.
Competência: gerir actividades ou projectos técnicos ou profissionais complexos, assumindo a
responsabilidade da tomada de decisões em contextos de estudo ou de trabalho imprevisíveis assumir responsabilidades em matéria de gestão do desenvolvimento profissional individual e colectivo.

Nível 7
Resultados da aprendizagem correspondentes ao nível 7:

Conhecimento: conhecimentos altamente especializados, alguns dos quais se encontram na vanguarda do conhecimento numa determinada área de estudo ou de trabalho, que sustentam a capacidade de reflexão original e/ou investigação; consciência crítica das questões relativas aos
conhecimentos numa área e nas interligações entre várias áreas.
Aptidões: aptidões especializadas para a resolução de problemas em matéria de investigação e/ou inovação, para desenvolver novos conhecimentos e procedimentos e integrar os conhecimentos de diferentes áreas.
Competências: gerir e transformar contextos de estudo ou de trabalho complexos, imprevisíveis e que exigem abordagens estratégicas novas; assumir responsabilidades por forma a contribuir para os conhecimentos e as práticas profissionais e/ou para rever o desempenho estratégico de equipas.


Nível 8
Resultados da aprendizagem correspondentes ao nível 8:

Conhecimentos: conhecimentos de ponta na vanguarda de uma área de estudo ou de trabalho e na interligação entre áreas.
Aptidões: as aptidões e as técnicas mais avançadas e especializadas, incluindo capacidade de síntese e de avaliação, necessárias para a resolução de problemas críticos na área da investigação e/ou da inovação ou para o alargamento e a redefinição dos conhecimentos ou das práticas profissionais existentes.
Competência: demonstrar um nível considerável de autoridade, inovação, autonomia, integridade científica ou profissional e assumir um firme compromisso no que diz respeito ao desenvolvimento de novas ideias ou novos processos na vanguarda de contextos de estudo ou de trabalho, inclusive em matéria de investigação.

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