sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O Poder da Leitura

Assistimos, este ano, à publicitação de uma iniciativa que leva até aos alunos do 10.º Ano, aos professores e aos Adultos inscritos no Programa Novas Oportunidades, computadores portáteis com ligação à Internet pela quantia de 150 euros mais as mensalidades do acesso à banda larga, também esta com condições especiais.
É uma medida que cativa muitos daqueles a quem o computador era inacessível e pode vir a promover o combate à infoexclusão. Digo pode, pois os resultados terão que ser avaliados nos próximos anos.
Verdade seja dita que hoje, através do ciberespaço, qualquer cidadão mais ou menos atento pode ter acesso a muito mais informação do que qualquer outro individuo ao longo da história da Humanidade. Hoje, com um clique, podemos aceder a jornais on-line, artigos, vídeos, música, espaços interactivos e todo um mundo plano e pleno de informação.
Mas onde nasce essa informação? Qual é a sua fonte?
O livro. Sim. 90% das informações colocadas on-line resultam de dados lidos, consultados, obtidos através do velhinho e quase já esquecido livro.
A verdade é que muitas das novidades on-line são já velhos dados conhecidos de quem ainda se dedica à leitura. Quer em casa, quer na biblioteca ou mesmo na escola, o livro é, como sempre foi, a fonte do conhecimento. Não há outra, nem existirá tão cedo.
Tempos houve na História que as famílias ricas deixavam em testamento as suas bibliotecas. Ou mesmo até só um livro. Hoje, com o advento das tecnologias da informação e comunicação corremos o risco de ter bibliotecas que são autênticos museus do livro. A verdade é que a elite que se pode formar é tão mais poderosa como qualquer outra. Aqueles que absorvem o conhecimento pelo livro, que moldam opiniões, que transformam as palavras das páginas dos livros em informação on-line são hoje os detentores de um poder já demasiadamente grande.
Hoje, saber ler na Internet é tão importante como saber escolher um livro. Nem tudo o que reluz é ouro. E na consulta do ciberespaço este velho provérbio, tal como os velhos livros, é uma verdade inquestionável.
Talvez seja importante, com o computador portátil a condições apetecíveis, lembrar que existe um espaço com tanta ou mais informação que aquela que uma janela electrónica permite aceder. A biblioteca.
Hoje, o poder da Leitura é acima de tudo, o poder do conhecimento inovador. Por estranho que possa parecer…
Artigo de JL Publicado no Jornal Trevim.

Sem comentários: