terça-feira, 16 de outubro de 2007

O e.portfólio e o RVCC

Uma das formas de intervenção com os adultos no processo RVCC Secundário é a utilização e criação de dossiers que não sejam realizados em formato de papela, mas sim criados numa perspectiva de e.portfólios.

«Os e.Portfolios como documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são logicamente ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)O portfolio electrónico, também conhecido como e-portfolio, ou portfolio digital, é um conjunto de provas electrónicas (ferramentas, incluindo processamento de texto, ficheiros electrónicos como o Word e ficheiros PDF, imagens, multimédia, blogs e links Web etc.) colocado e gerido por um utilizador, usualmente online. Os e-portfolios permitem ao utilizador demonstrar as suas capacidades e também expressar as suas opiniões e questões pessoais, e, se o utilizador estiver on-line ele pode manter uma dinâmica permanente, gerindo o seu e-portfolio da forma mais adequada e conveniente. Algumas aplicações dos e-portfolios permitem vários graus de acesso, por isso o mesmo portefolio pode ser utilizado para diferentes situações, ou propósitos.
Além dos materiais já referidos, um e-Portfolio inclui reflexões do aluno sobre o seu conteúdo e respectivo processo de aprendizagem e ligações entre os vários componentes. Os e-Portfolios podem ser diversos como as diferentes pessoas de uma comunidade. Num e-Portfolio, o aluno escreve a sua própria história e é responsável pela sua publicação/distribuição.
O e-portfolio é a identidade de cada sujeito em transformação em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. É, portanto, uma ferramenta de apoio à mudança!
O processo de criação de um e-Portfolio pode ser resumido nas seguintes acções: coleccionar, seleccionar, reflectir e relacionar.

Em 2003, o consórcio europeu EifEL lançou a campanha “ePortfolio para todos”, cujo principal objectivo é o de que, em 2010, todo o cidadão europeu tenha acesso a um e-Portefólio.
O e-Portefólio, no actual contexto europeu, surge como um instrumento de facilitação da mobilidade, da transparência e do reconhecimento das aprendizagens formais e informais realizadas ao longo da vida.»
In: Tecnologia & Educação

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