terça-feira, 23 de outubro de 2007

(Bons) Princípios da Carta de Qualidade - CNO

Princípios Gerais:

Disponibilização de Livro de Reclamações a todos os utentes dos Centros Novas Oportunidades, respeitando os princípios da legislação em vigor para estas matérias.

Inscrição no Centro Novas Oportunidades e deve ser entregue a cada adulto um Cartão de Inscrito.

Ao nível do Acolhimento:

Independentemente de poder ser individual ou organizar-se em sessões de pequenos grupos, o atendimento de cada adulto deve ser sempre personalizado, tendo em consideração as suas características, experiência, motivações e expectativas.

Ao nível do Diagnóstico:

Prevê-se que, no mínimo, se realizem, por adulto, duas sessões de diagnóstico/triagem.

Ao nível do Encaminhamento:

Têm de ser realizadas pelo menos duas sessões com estes objectivos – uma para apresentação das possibilidades de qualificação e outra para decisão negociada.
O adulto pode ser encaminhado para um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, ou para um percurso de formação alternativo. o encaminhamento é feito mediante a definição de um Plano Pessoal de Qualificação (PPQ), a disponibilizar no SIGO.

Ao nível do RVC:

Os profissionais de RVC iniciam as sessões de balanço de competências com os adultos, de forma individual, ou em pequenos grupos. As sessões baseiam-se na mobilização de um conjunto de instrumentos, que devem ser adaptados, caso a caso, em função das experiências significativas e dos interesses específicos de cada adulto.
No âmbito do reconhecimento de competências, pode ainda haver lugar ao desenvolvimento de formações complementares, no Centro Novas Oportunidades, cuja duração não ultrapasse as 50 horas/adulto.

Ao nível da Certificação:

A validação e a certificação de competências obedecem aos seguintes princípios:
• há uma distinção clara entre o papel da equipa técnico-pedagógica do Centro Novas Oportunidades e o do avaliador externo, competindo a este último a aferição e afirmação social do processo RVC desenvolvido, no âmbito da avaliação/validação das competências do adulto;
• a preparação da sessão de certificação implica que haja um trabalho conjunto, por parte da equipa do Centro Novas Oportunidades e do avaliador, de análise e avaliação do PRA de cada adulto proposto a júri;
• os resultados de avaliação decorrentes da sessão de certificação são apresentados e explicados ao adulto pelo júri.

Ao nível do Plano de Desenvolvimento Pessoal: (muito positivo).

Esta etapa consiste na definição de um Plano de Desenvolvimento Pessoal para cada adulto certificado pelo Centro Novas Oportunidades, tendo em vista a continuação do seu percurso de qualificação/aprendizagem ao longo da vida após o processo de RVCC.
Fonte: Carta de Qualidade dos CNO - ANQ 2007.

Sem comentários: