quinta-feira, 12 de julho de 2007

ePortfólio


A Insight SINFIC divulga o dossier “Sistemas de Gestão de ePortefolios” que apresenta o eXact Portfolio, uma solução tecnológica que permite a estudantes e a trabalhadores criar e partilhar a sua caderneta individual de competências.
O eXact Portfolio pode ser usado de modo isolado ou integrado com qualquer outro sistema de gestão da aprendizagem, ambiente virtual de colaboração, sistema de gestão de recursos humanos e recrutamento, numa óptica de sistema de gestão de competências de alunos ou de colaboradores de uma empresa.

«De um modo sumário e simples, um portfólio consiste num conjunto de evidências reunidas para demonstrar o percurso de aprendizagem de uma pessoa ao longo do tempo, assim como as suas capacidades. Um portfólio pode reflectir apenas as informações de interesse para uma dada disciplina ou área de trabalho, ou ser mais abrangente e reflectir a aprendizagem de uma pessoa ao longo de toda a sua vida.
Num portfólio podem ser apresentados exemplos concretos de trabalhos realizados, que podem ir desde textos terminados ou por terminar, fotografias, vídeos, projectos de investigação, observações e avaliações de supervisores, mentores e colegas de trabalho, e ainda uma reflexão do próprio autor do portfólio sobre todos estes elementos. Um portfólio assume assim um carácter mais concreto e ilustrativo do trabalho desenvolvido por uma pessoa, e das suas capacidades do que um curriculum vitae (CV).»

Sem comentários: