sábado, 9 de junho de 2007

Testemulho de um Profissional RVCC...

«Em Maio de 2002, entrei como Profissional de RVCC (...) onde me deparei com o desafio de trabalhar no âmbito da Educação e Formação de Adultos. (...) A prioridade do nosso trabalho sempre se centrou nos adultos que até a nós se dirigiam e que não possuíam a escolaridade obrigatória (9º ano) e com os quais me enriqueci. As histórias de vida que me foram confiadas continham saberes encobertos, não explorados e experiências não valorizadas, tendo sido fascinante, como Profissional de RVCC, ter contribuído para que as potencialidades de cada adulto tenham emergido e se multiplicado. O Júri de Validação e Certificação, onde tanto aprendi com os Avaliadores Externos, constituí o momento mágico do Processo de RVCC, onde o adulto através do seu Dossiê pessoal, designado frequentemente como um tesouro, um livro de vida, mostra o trabalho realizado e o seu percurso. Neste momento, sonhos se tornam realidade e o adulto acredita que realmente foi capaz, desejando muitas vezes ir mais longe, alcançar um futuro melhor após a obtenção da Certificação. (...) Actualmente, a minha história de vida transportou-me para outro caminho, mas o respeito pelos adultos que tive a oportunidade de acompanhar e a admiração e o carinho por toda a equipa do Centro RVCC (...) perdurará para sempre.»
Sara Alves, Profissional de RVCC

Sem comentários: