domingo, 15 de abril de 2007

Glossário RVCC - Para Profissionais e Adultos!

Aprendizagem ao longo da vida:

Acto contínuo e permanente de aprendizagem pela vida e em todos os contextos de vida, incluindo os formais, não formais e informais.


Balanço de competências:


Processo metodológico que permite a qualquer pessoa adulta conhecer as suas potencialidades ou competências, a nível pessoal e profissional, e, simultaneamente, promover a sua autonomia. Trata-se de uma metodologia flexível, uma vez que não implica percorrer etapas rígidas nem despender muito tempo.


Aprendizagem ao Competências:


Conceito polissémico que abrange conhecimentos científicos e técnicos, capacidades técnicas e tecnológicas, dimensões comportamentais e metacognitivas ou de análise simbólica, que se mobilizam permanentemente na acção ou são medidas pela acção.


Educação não formal:


Também designada extra-escolar, caracteriza-se por se dirigir a todas as pessoas, independentemente da idade e do grau de escolarização, e por se obter fora das instituições educacionais, não proporcionando qualquer grau académico, diploma ou certificado. Resulta de uma aprendizagem desenvolvida no contexto de trabalho ou em acções de formação não reconhecidas formalmente.


Formações complementares:


Acções de formação de curta duração, organizadas de acordo com o Referencial de Competências-Chave da DGFV e estruturadas a partir das competências que os adultos adquiriram ao longo do seu percurso de vida e que foram identificadas durante o processo de reconhecimento e validação de competências. As formações complementares permitem ao adulto adquirir novas competências e completar um determinado nível formativo (B3, B2 e B1), prosseguindo o processo de validação das unidades de competência em falta, com vista à respectiva certificação.


Histórias de Vida:


Na linha de pensamento de Christine Josso, constituem toda a narração que se faz sobre a globalidade da vida e a abordagem biográfica à narração realizada tendo como contexto a globalidade da vida, mas centrada numa problemática específica (reconhecimento).


Portfólio/Dossier pessoal de competências:


Caderno ou dossier que contém um registo de experiências (conhecimentos ou aptidões decorrentes das vivências pessoais) ou documentos passíveis de comprovar os vários saberes, nos domínios pessoal, escolar e profissional, adquiridos em diversos contextos e acumulados pela pessoa ao longo da vida. Consiste, em termos metodológicos, num Guia para o reconhecimento dos saberes adquiridos num percurso de vida. De acordo com o objectivo da construção do portfólio, esse reconhecimento pode ser pessoal, institucional ou profissional.


Reconhecimento de competências:


Ao nível pessoal, consiste num processo através do qual se procura proporcionar ao adulto ocasiões de reflexão e avaliação da sua experiência de vida, levando-o à identificação das suas competências e promovendo a construção de projectos pessoais e profissionais significativos. Ao nível dos Centros de RVCC, constitui o conjunto de actividades, assentes numa lógica de balanço de competências, no qual se promovem ocasiões de identificação e avaliação de competências, utilizando, para isso, um conjunto diversificado de meios (entrevistas individuais e colectivas, actividades práticas, testes...).


Validação de competências:


Processo sustentado em actividades de identificação e avaliação de competências e de aprendizagens relevantes, realizadas pelo adulto no seu percurso de vida, e executado com base no Referencial de Competências-Chave da DGFV. O processo é realizado por uma instância acreditada e visa a atribuição de uma certificação com equivalência escolar e/ou profissional.


Certificação de competências:


Confirmação oficial e formal das competências e das qualificações adquiridas através da formação e/ou da experiência, identificadas no processo de reconhecimento, avaliação e validação.

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