sexta-feira, 16 de março de 2007

Perguntas e Respostas ao Adultos - Processo RVCC

P: O que é o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências?

R: O Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permite que cada adulto, com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores aos 4.º, 6.º ou 9.º anos, possa solicitar a identificação, o reconhecimento, a validação e a certificação dos conhecimentos (escolares, profissionais e outros) que adquiriu ao longo da vida e em diferentes contextos (pessoal, social e profissional).

P: Onde se deve reconhecer, validar e certificar as competências?

R: O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências deve ser solicitado e desenvolvido junto de um Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (Centro RVCC).

P: O que é um Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (Centro RVCC)?

R: Um Centro RVCC é uma instituição pública ou privada, acreditada pelo Sistema Nacional de Acreditação de Entidades da DGFV, onde existe uma equipa de profissionais que actua no sentido de reconhecer, validar e certificar os conhecimentos que os adultos foram adquirindo em diversas situações, ao longo do seu percurso de vida pessoal, social e profissional. O reconhecimento e a validação destes conhecimentos e competências permite obter uma certificação equivalente aos 4.º, 6.º ou 9.º anos de escolaridade.

P: Quantos Centros RVCC existem no país e qual a sua localização?

R: Existe, no momento, uma rede formada por 98 Centros RVCC distribuídos por todo o país, por forma a responder às necessidades e interesses dos adultos, evitando-lhes grandes deslocações e consequentes perdas de tempo.

P: Quando se deve iniciar o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências?

R: O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pode ser iniciado em qualquer altura, ou seja, assim que o adulto o desejar, devendo para isso preencher um formulário de inscrição num Centro RVCC.

P: Como se deve iniciar o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências?

R: O processo inicia-se com o acolhimento e aconselhamento por parte da equipa do Centro RVCC, nomeadamente por profissionais de RVCC.

P: Como se obtém o reconhecimento, a validação e a certificação de competências?

R: O profissional de RVCC deve acompanhar o adulto desde que inicia o processo de reconhecimento e validação de competências até que o mesmo esteja totalmente terminado. A validação faz-se em função do Referencial de Competências-Chave, que identifica quatro áreas: Cidadania e Empregabilidade (CE); Linguagem e Comunicação (LC); Matemática para a Vida (MV) e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Sem comentários: