Este espaço destina-se a um lugar de troca de informação, recursos e debate para os profissionais da Educação e Formação de Adultos.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Aprendizagem ao longo da vida...
domingo, 19 de outubro de 2008
Futurália: Desafios de Qualificação

Durante os quatro dias da Futurália realizar-se-ão diversos workshops e seminários que possibilitarão aos visitantes descobrir novas abordagens e analisar questões relevantes relacionadas com as áreas da educação, formação e primeiro emprego.
sábado, 18 de outubro de 2008
Duas revistas e uma associação.
Revista Noesis:

Revista Direito de Aprender:
Júris, Formação e encontros...
No passado mês de Setembro realizei, no CNO da Escola Nacional de Bombeiros (Lousã), os primeiros júris parciais, sendo que, os adultos vão agora integrar um curso de Educação e Formação de Adultos. Estes júris são fundamentais para o esclarecimento dos futuros formandos de cursos EFA, visto, muitas vezes, a transferência entre processos não seja clara para os candidatos. Destaco a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipa técnico-pedagógica do CNO, sendo o seu trabalho transferido para os PRA que os adultos apresentaram para atingir os seus créditos.Este mês, desloquei-me a Vila Franca de Xira, à Escola Secun
dária Alves Redol, para realizar uma acção de formação para a equipa dos Cursos de Educação e Formação de Adultos. Já referi aqui a necessidade de promover acções de formação para as equipas de mediadores e formadores. Encontrei, como já conhecia no trabalho do CNO, uma equipa dedicada, profissional e competente. As dúvidas, como em muitas equipas, passam pelas estratégias de operacionalização e implementação. Foi uma boa sessão de trabalho, deixando aqui a minha palavra de reconhecimento pela vontade que encontrei em fazer um bom trabalho por parte da equipa, desejando sempre a qualidade e uma resposta efectiva para a qualificação dos formandos.Outra viagem levou-me ao CNO da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, CNO em destaque este mês neste espaço. Ao visitar o CNO e na sessão de júri, encontrei os formadores no papel de profissionais e uma nova equipa. Tenho acompanhado essas mudanças em vá
rios centros. Tenho que destacar aqui o excelente trabalho de formação interna que foi realizado pela equipa. Encontrei uma equipa cooperante, dinâmica, conhecedora, estratégicamente articulada e muito profissional. Mas quero destacar aqui os adultos. Foi uma sessão de trabalho muito rica. Quer pela história de vida de cada um, quer pela valorização pessoal e profissional potenciada pelo regresso à escola e desejos de continuação dos estudos que todos os adultos demonstraram. Estão, sinceramente, de parabéns e desejo muito boa sorte para todos no futuro.E para terminar, um Júri no NERGA, na cidade da Guarda. A equipa manté
m-se o que permite um trabalho contínuo. Como já é hábito, as apresentações realizadas foram muito ricas e ilustrativas das histórias de vida dos adultos e do processo como reconhecimento efectivo de competências adquiridas ao longo da vida. A diversidade dessas mesmas histórias tornou uma sessão de júri numa conversa em que a transferência de conhecimentos de forma informal ocorreu de forma natural. A equipa e os adultos estão, também, de parabéns pelo trabalho realizado.Tenho que destacar que nestes dois últimos meses tenho recebido muitos contactos com dúvidas sobre os Cursos EFA. Tenho acompanhado e realizado muitas sessões de formação para as equipas, assim como o tenho feito para os novos CNO. Deixo aqui uma palavra para as equipas onde sempre encontro pessoas que procuram a qualidade, o rigor e que desempenham as suas funções com um elevado profissionalismo, muitas vezes, com as naturais dúvidas iniciais. A minha palavra para todos é de desejo de bom trabalho e de reconhecimento pelo tanto que já conseguiram.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Necessidades de recrutamento das empresas e níveis de qualificação
«Com o intuito de começar a compatibilizar os programas de formação com as necessidades das empresas, a CIP decidiu lançar, em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação, um questionário às Associações em que se pretende conhecer:
1) Quais os profissionais que as empresas mais recrutaram nos últimos 2 anos5) Quais os profissionais que, neste momento, as empresas têm maiores dificuldades de recrutar.»
Fonte: CIP
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Nova campanha publicitária...
Vale a pena ouvir alguns destes testemunhos para ter uma ideia do que é o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Convite Geral à Apresentação de Propostas para 2009

«A Direcção-Geral de Educação e Cultura da Comissão Europeia e a Agência Nacional PROALV anunciam a publicação do Convite Geral à Apresentação de Propostas para 2009, no âmbito do Pograma Aprendizagem ao Longo da Vida (Jornal Oficial da União Europeia, Série C 255/7 de 08/10/2008).
O convite em apreço está disponível em várias línguas oficiais, e pode ser extraído do Website da Agência Nacional PROALV (secção "Downloads"), bem como do próprio website da Comissão Europeia.»
Info: SOCLEO
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Um CNO numa empresa: O Exemplo da MARTIFER

Para a empresa este CNO “é uma excelente oportunidade para promover a redução do défice de qualificação de alguns colaboradores, sobretudo de algumas unidades industriais do Grupo e simultaneamente contribuir para o incremento de qualificação e certificação da população activa e inactiva, sobretudo aquela com dificuldade de inserção no mercado de trabalho da região”. Como referiu Carlos Martins, presidente do grupo Martifer, na assinatura do protocolo entre a Martifer, o IEFP e a Agência Nacional para a Qualificação - evento que contou com a presença do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional - “a Martifer é actualmente uma das empresas com maior índice de crescimento e empregabilidade do país, com um universo de mais de 2600 trabalhadores a empresa admite em média três funcionários”»
Fonte: Jornal Beira Vouga
O RVCC e a Língua Portuguesa...
«Nos termos da Lei da Nacionalidade o Governo concede a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos estrangeiros que, entre outros requisitos, demonstrem conhecer suficientemente a língua portuguesa. O Ministério da Educação assume a responsabilidade pela aferição do conhecimento da língua portuguesa para aquisição da nacionalidade, cabendo aos estabelecimentos de ensino a certificação desse conhecimento, designadamente através da realização de testes de diagnóstico de língua portuguesa.segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Li e partilho... Sobre o PRA
«O Portefólio de cada adulto é pessoal, intransmissível, irrepetível... corresponde a um adulto que naquele determinado momento começou a escrever, a juntar "bocadinhos de passado", a tecer uma história da qual tem uma visão, a qual recorda para contar, à qual atribui um sentido único e momentâneo pois ele também se transforma no presente e no futuro... Aliás o Portefólio contem estes três tempos que se relacionam, chocam, interpõem e confluem para a sua produção: Passado, Presente e Futuro.O adulto produz um documento pessoal, tão pessoal que na maior parte das vezes vem acompanhado de uma capa personalizada e que informa o leitor de quem é o autor, mesmo antes de se ler uma linha que seja...
Cabe à equipa técnico-pedagógica a ardua tarefa de procurar encontrar critérios de evidência naquele relato autobiográfico, tendo em conta o Referencial de Competências-Chave, documento dinâmico e aberto que orienta toda a acção do Processo de RVCC, nunca esquecendo que há milhares e milhares de combinações possíveis contidas no documento: tantas quantas as experiências de vida de todos os adultos em Processo.»
domingo, 12 de outubro de 2008
sábado, 11 de outubro de 2008
Linha do tempo...
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Afinal o que é a Iniciativa Novas Oportunidades?
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Os “erros” da implementação dos Cursos EFA.
Destaco os 4 erros que considero estarem a ser cometidos:
- O maior de todos os erros é a não implementação da chamada “co-docência”. Tive a experiência de ter dado formação em cursos EFA de nível secundário em co-docência e sei qual é a vantagem de ter um/uma colega na sala em trabalho coordenado. O tempo de atenção aos formandos e a mobilização de saberes ocorre de forma muito mais rica, individual e potenciadora de gerar efectivas competências em contexto de aprendizagem.
- A ausência de formação às equipas. Quer os mediadores, quer os formadores (sendo de destacar o esforço que algumas Direcções Regionais fizeram recentemente para dar formação) não tiveram preparação prévia para uma nova metodologia de trabalho, de ensino e de cooperação com diversas entidades internas e externas à escola. Vai valendo o profissionalismo, dedicação e capacidade de reflexão individual e colectiva de muitos docentes.
- A relação entre as equipas dos CNO e dos cursos EFA parecem, por vezes, demasiadamente separadas. Se ambos trabalham os mesmos instrumentos, se ambos transferem entre si formandos/adultos para conclusão, aperfeiçoamento e/ou integração porque não criam redes e recursos de comunicação formal? Porque não começam já a preparar esse terreno antes que chegue o momento e não encontrem uma solução rápida que não deixe o público-alvo sem resposta?
- Muitos Centros Novas Oportunidades “acordaram” tarde para a existência da relação entre EFA e RVCC. É agora altura das entidades reguladoras do processo dar formação e produzirem alguma informação para orientar metodologicamente essa relação.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
A questão da credibilidade...
«Como é garantida a credibilidade do sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências?Fonte: Maria do Carmos Gomes à Revista Perspectiva.
Acesso Ensino Superior após RVCC/EFA
Resultados o 1.º Concurso do Blog RVCC/NO
Pode ser consultado o documento de apresentação da dinâmica e reflexão aqui e aqui.
«"Dentro de um copo de neve como este que vês cair..."
"O lótus que é uma das mais belas flores do mundo, nasce no lodo; a lagarta, um bicho pequeno, queima, entra no casulo para virar uma borboleta. É esse o grande mistério produzido, o da alquimia, da transformação da pedra em ouro, da mudança de energias ditas negativas em positivas, assim como a terra transforma excrementos em adubos".
Os ditos avisos de tomadas de consciência, acordaram um sonho congelado, lembrou-me que tinha uma nova oportunidade de poder realizá-lo. Um desejo esquecido no tempo perdido, pus mãos à obra e começou uma luta pelo desafio de mim própria, a procura e pesquisa de enriquecimento para a minha valorização. Toda esta valorização provocou em mim uma vontade de viver e de me conhecer, senti como se estivesse aprender tudo de novo, dando os primeiros passos de aprendizagem da vida. Em todo o processo eu achei muito interessante a forma acolhedora dos formadores em relação aos formandos, a inovação e profissionalismo deles. A síntese dos conteúdos facilitou o meu estudo, a pesquisa na Net despertou a minha curiosidade por desafios e a criança adormecida dentro de mim lembrou-me daquilo que fui, do que sou e do que quero ser. (no filme da minha vida).
A actividade realizada pelo CNO - Nerga no final do processo RVCC, teve a iniciativa de juntar várias valências num (stand), na feira de artesanato BEIRARTESANATO, na Guarda organizada pelo Nerga, a minha participação foi com uma exposição de quadros pintados por mim e ao mesmo tempo fiz retratos.» Citado da autora na participação no concurso.




