quinta-feira, 12 de junho de 2008

Quadro Europeu de Qualificações: Aplicação

«A Agência Nacional para a Qualificação foi nomeada pelos Srs. Secretários de Estado do Emprego e Formação Profissional e da Educação como Ponto de Coordenação Nacional para a implementação do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) em Portugal.
O Quadro Europeu de Qualificações (European Qualifications Framework) consiste, num quadro europeu de referência comum que permite fazer corresponder os sistemas de qualificações de vários países, funcionando como um dispositivo de conversão para tornar as qualificações mais claras e compreensíveis entre diferentes países e sistemas da Europa.
O ano de 2010 foi estabelecido como a data específica recomendada até à qual os países devem fazer relacionar os respectivos sistemas nacionais de qualificação com o QEQ, devendo estes assegurar-se de que, em 2012, os certificados de qualificações individuais possuem uma referência ao nível apropriado do QEQ. Neste sentido, a Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de Abril de 2008 relativa à instituição do QEQ para a Aprendizagem ao Longo da Vida (2008/C 111/01), estabelece uma referência europeia comum de forma a fazer corresponder os vários sistemas de qualificações nacionais e facilitar uma maior comunicação entre si. Será assim criada uma rede de sistemas de qualificações independentes, mas relacionados e mutuamente compreensíveis.»
Já agora... Já estão disponíveis os primeiros 13 referenciais para processos de RVCC Profissional

terça-feira, 10 de junho de 2008

O PPQ e o PDP: Duas tentativas...

Ao longo do tempo como Avaliador Externo tenho reparado na importância das indicações dadas em Júri de Certificação no que diz respeito à continuação do processo de Qualificação dos adultos. A existência e futuro reforço que o papel do Técnico Superior já trouxe aos CNO promove em si mesmo a importância da implementação do Plano Pessoal de Qualificação e Plano de Desenvolvimento Pessoal. Decidi, por isso, arriscar e deixar aqui dois exemplos criados por mim e uma apresentação que resume a sua importância. Espero comentários, partilhas e ideias!

Quanto à apresentação aqui fica (está disponível para download):

Read this document on Scribd: Planos PPQ e PDP


Quando ao Plano Pessoal de Qualificação (PPQ), fica um exemplo que criei e que resulta da necessidade de formalizar as linhas de orientação de um processo de qualificação valorizando os objectivos pessoais, profissionais, escolares e formativos dos adultos e na articulação entre RVCC/EFA/Formação Profissional (está disponível para download).


Quanto ao Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP), fica também um exemplo que criei com vista e centrado na efectiva consciencialização do adulto no seu processo de qualificação e na valorização da aprendizagem ao longo da vida (está disponível para download).

sábado, 7 de junho de 2008

1.º Concurso Blog RVCC/NO: Inovação e «Boas Práticas»


Apresentamos e abrimos o 1.º Concurso do Blog RVCC/NO: Inovação e «Boas Práticas».

No âmbito da dinamização de partilha de práticas, relatos, estudos, reflexões e outras actividades promovidas no âmbito da iniciativa Novas Oportunidades, nomeadamente da implementação do processo RVCC e cursos EFA, o autor do Blog RVCC/NO promove um concurso com o objectivo de criar uma efectiva partilha de visões, opiniões, práticas, metodologias, recursos e relatos que permitam ter uma visão do que de melhor se faz neste contexto, quer pelas equipas dos CNO, quer pelos adultos em processo.

O concurso divide-se em duas iniciativas essenciais: Para as equipas dos CNO e para adultos.

No que concerne às equipas dos CNO, o objectivo centra-se em elaborarem um manual de práticas ou recursos para a dinamização de qualquer tipo de actividade, metodologia, prática ou recurso para aplicação em contexto de processo RVCC ou formação/mediação EFA.

No que concerne aos adultos, o objectivo centra-se em partilharem relatos, actividades, recursos ou iniciativas realizadas no âmbito da sua ligação/participação na conclusão de uma qualificação (Básico ou Secundário) em processo RVCC ou formação EFA.

Os prémios serão os seguintes, por categorias:

Equipas CNO:

1.º Lugar – 150 euros em livros + Certificado de Participação.

2.º Lugar – 100 euros em livros + Certificado de Participação.

3.º Lugar – 50 euros em livros + Certificado de Participação.

Adultos:

1.º Lugar – 150 euros em livros + Certificado de Participação.

2.º Lugar – 100 euros em livros + Certificado de Participação.

3.º Lugar – 50 euros em livros + Certificado de Participação.

Aqui fica o regulamento do concurso e instruções de participação. Bom trabalho, boas ideias e boa partilha a todos os participantes!

Read this document on Scribd: Regulamento RVCCNO


Sessões de Júri - A Caminhada...

O conjunto de júris que vou destacar hoje têm em comum um factor: a ideia que a aprendizagem é uma caminhada e não um momento. Todos os candidatos que acompanhei tiveram e fizeram essa caminhada e só pelo processo RVCC o reconhecimento das competências adquiridas foi valorizado...

O primeiro júri teve lugar no CNO da Escola Secundária de Arganil. Recordo uma adulta que levou para júri um tear para o trabalho em linho. Muitas vezes as competências dos adultos "escondem-se" ou "revelam-se" pela força de uma formação marcada por uma época na história. Muitos casos dessa formação que começa pela "costura" e acaba na "decoração" marcam uma geração entre os 45 e os 55 anos.
Mas o que destaco cada vez como mais importante neste momento é a definição de um Plano de Desenvolvimento Pessoal, ou melhor, uma clara estratégia de qualificação para os adultos que terminam o processo de RVCC Básico. Esse instrumento de valorização pessoal não deve ser só um processo informativo do percurso a seguir. Deve, acima de tudo, ser um processo de consciencialização. Num contexto social e geográfico onde se integra o CNO da Escola Secundária de Arganil esse processo é limitado pela pouca oferta de soluções, mas, com o esforço e dedicação da equipa deste CNO conseguem-se superar essas limitações discutindo-se, como ouvi, a formação complementar e/ou de curta duração como meio de aprendizagem para os adultos.

A viagem seguinte leva-me ao júri do CNO da Escola Secundária de Pombal. Como tenho destacado aqui, a qualidade do trabalho da equipa deste CNO revela a importância que tem, na função do Avaliador Externo, da confiança colocada na equipa e no trabalho que esta realiza. Assim, como sempre, encontrei um bom trabalho que a Dra. Isabel Moio, enquanto profissional RVCC desenvolveu. Destaco esta apresentação feita por uma adulta:



Não posso deixar de destacar a importância social que pode ter uma sessão de júri. Deixo aqui a ideia aos CNO de, sempre que tiverem adultos em situação de desemprego, porque não convidar para assistir a este momento final do processo RVCC, entidades como o IEFP ou entidades empresariais que possam promover o empregou ou abrir portas a esses adultos para o seu futuro profissional?

Após este júri fui até ao CNO do Agrupamento de Escolas de Ansião. Era para ser uma reunião... foi um excelente encontro com uma equipa. Creio que é muito importante que o Avaliador Externo consiga sentir o "espírito" de uma equipa. Este encontro levou-me a encontrar um conjunto de pessoas dedicadas, com preocupações de qualidade, com exigência e rigor na implementação do processo RVCC. Levou-me também a saber que existe um retábulo do mestre Malhoa numa localidade perto de Ansião... fica o desafio de uma exploração pelos adultos candidatos ao processo RVCC Secundário de um "estudo" sobre esse património.

Depois, terminar esta minha caminhada com um conjunto de Júris no CNO do Agrupamento João Franco no Fundão.
A Dra. Raquel Ribeiro orientou um grupo de formando da Soalheira. Na abertura da sessão esteve presente o Coordenador José Brito e a excelente equipa de formadores acompanhou toda a sessão interagindo com os adultos.
Sem dúvida não me posso esquecer de 5 destes adultos... Num momento só, em certa de uma hora e trinta minutos falou-se da importância da certificação profissional por relato de uma adulta que havia regressado da Alemanha (e esta questão da certificação profissional urge implementar); falou-se e foram exemplo um casal que estava a fazer o processo para uma sobrinha ter neles um exemplo para estudar, o que aconteceu; tivemos o excelente testemunho de uma adulta que havia sido a primeira presidente de junta eleita (com livros publicados e uma história de vida riquíssima) e uma adulta que destacou a importância da qualificação para o seu contexto profissional... Para além de tudo isto, ficam em destaque duas capas de dossier's pessoais que mostram o investimento dos adultos no processo RVCC.

Todos estes adultos foram mais um excelente exemplo do que é a caminhada contínua da aprendizagem individual... uma caminhada sempre com mais alguns passos para dar.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Revista: Educação, Formação e Tecnologia

A revista Educação, Formação & Tecnologias é uma publicação de carácter científico com objectivos de divulgação da investigação e das práticas referentes à temática da utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação e na formação.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Newsletter: Informação e Partilha

Um dos instrumentos que se pode considerar como «boa-prática» é toda a informação por via de qualquer meio que comunicação ou formato que os CNO produzam para dar a conhecer a "vida" e actividades realizadas. Recebi do CNO de Almodôvar esta informação que partilho. Parabéns ao CNO por esta iniciativa.

Read this doc on Scribd: newsletter RVCC 5 2008

Aprender...

«Aprender não é só adquirir conhecimento através do recebimento de informação. Também não é a mesma coisa que resolver problemas; isto envolve tomada de decisões sobre o ponto em que se está e o estado a que se deseja chegar. Tampouco é pura adaptação, pois isto implica reagir em resposta a um contexto não necessariamente de êxito crescente.

Só se pode falar de aprendizagem quando o comportamento aumenta a eficiência com a qual processa a informação, de tal maneira que alcance os estados desejados, evite erros, ou controle uma parte do meio externo.

É possível aprender com tentativa e erro. Este processo exige a retroalimentação acerca dos erros cometidos. É um processo preventivo para que o comportamento sem êxito não se repita. Os erros acabam contribuindo para o aumento do êxito.

Aprender, então, é um processo de êxito crescente num meio determinado. Ou seja, é um processo em andamento que só se encerra quando a pessoa “sabe”. Quando você sabe, já aprendeu. Se está aprendendo, está construindo seu saber. Como uma pessoa nunca sabe tudo que precisa saber para viver, a aprendizagem é permanente: é o próprio processo de viver. A organização também necessita manter-se sempre no processo; sua aprendizagem nunca é “encerrada”, em face da permanente mudança das condições no ambiente em que ela opera.»

Fonte: Educação UC
Texto e esquema em Português do Brasil.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

CNO Destaque do Mês de Junho: NERGA

Durante o mês de Junho estará em destaque neste blog o CNO do NERGA: Núcleo Empresarial da Região da Guarda. Conheci a equipa do CNO numa primeira reunião de partilha de informação e práticas e considero que a juventude, dinâmica, forte implementação em contexto empresarial, parcerias e experiência fazem deste CNO um bom centro para que muitos adultos venham a realizar o processo RVCC com o merecido reconhecimento. A estratégia de associar qualificação profissional à certificação escolar é sempre o melhor caminho e este CNO tem essa imensa potencialidade pelo contexto em que actua. Parabéns pelo trabalho realizado e força para vencer os desafios do futuro.

domingo, 1 de junho de 2008

Instrumentos de Mediação: Partilha.

O CNO do Agrupamento de Escolas de Ansião tem demonstrado uma excelente capacidade de partilha de práticas e informação que se revelam muito úteis para a dinamização de reflexões e melhorias nas actividades desenvolvida por profissionais RVCC. Sem dúvida que a aposta na inovação e actividades que levem ao fortalecimento da ligação dos adultos à escola e ao processo RVCC são sempre mais-valias a partilhar. Questiono-me tantas vezes porque é que ainda existe uma cultura de individualismo entre CNO... Todos temos a ganhar com a partilha de recursos, metodologias e práticas.

Enviado pela Dra. Mafalda Branco, fruto do trabalho e implementação pela equipa do CNO do Agrupamento de Escolas de Ansião, partilhamos um documento de trabalho e metodologia para a demonstração prática de competências.

Read this doc on Scribd: Obj Demons


Como na teoria as práticas não são evidentes, ficam imagens de um grupo de adultos em processo que dinamizam estas actividades. Parabéns e boa sorte para o desafio de qualificação que estão a realizar.





sábado, 31 de maio de 2008

Sessões de Júri - Desafios e Mudanças

Partilho aqui mais um conjunto de actividades que desenvolvi no âmbito da minha função enquanto Avaliador Externo. Muitos desafios e muitas mudanças encontrei no terreno, mas acima de tudo, muito anseio por qualidade, melhoria e cumprimento de objectivos.

O primeiro júri decorreu no CNO da Escola Secundária da Mealhada. O trabalho da equipa resultou na proposta a júri de 5 adultos que pela sua história de vida viram reconhecida a equivalência ao Ensino Básico. A importância do momento de júri revela muitas vezes algumas facetas que não haviam sido partilhadas com o(a) profissional e os(as) formadores(as). A verdade é que muitas vezes encontramos adultos que até ao momento de júri foram extremamente reservados e que, por qualquer razão, revelam novas competências nestes momentos mais formais. O que fazer? Na minha visão de auto-avaliação e evolução contínua a equipa pode destacar, alterar e afirmar essas competências como mais-valias para o adulto nesse mesmo momento. Assim o foi neste júri.

Após o júri de validação, uma reunião com a equipa. Havia ficado de ler e analisar 10 auto-biografias. Havia, também, feito a proposta de que as profissionais e os formadores fizessem o mesmo. A ideia seria a de aferir, problematizar e dar orientações para a realização de actividades de exploração de indícios para um processo de RVCC Secundário. Acabámos com 10 soluções diferentes para 10 situações diferentes... é essa uma das maiores verdades do processo RVCC Secundário. Este é individual e personalizado. Raramente existe uma solução "modelo" que se aplique a pessoas e histórias de vida sempre diferentes.

Outro júri e outro convite aceite. O convite veio do CNO da Escola Secundária Joaquim de Carvalho na Figueira da Foz. Uma das mais interessantes coisas que me tem acontecido enquanto Avaliador Externo é a mais simples das coisas... Tenho aprendido imenso com os adultos em sessão de júri. Nesta sessão, aprendi como construir um "Parte-Milho" construído a partir de peças de máquinas de lavar roupa e afins... Basicamente uma reutilização de materiais. Para quem não sabe... um "Parte Milho" serve para desfazer o milho e fazer farinha...

Mais uma reunião acompanhou este dia. Há Centros Novas Oportunidades que conseguem conjugar o melhor de dois mundos. A experiência e a juventude. Este é um desses exemplos. A reunião que serviu para dar umas linhas de orientação em debate e troca de ideias com a equipa sobre os possíveis modelos de júri para o RVCC Secundário resultou numa troca de ideias em torno da qualidade, rigor, estrutura e estratégia do projecto RVCC. Muito interessante e muito rica esta troca de argumentos, assim como, fiquei plenamente descansado quanto ao nível de exigência e aposta na qualidade por parte deste CNO. Ficou o desafio de mais uma reunião em breve...

Mais uma viagem até ao Fundão. O CNO do Agrupamento de Escolas João Franco convidou-me para estar presente numa reunião onde esteve também o Avaliador Externo Fernando Delgado e Adelina Clemente para trocarmos umas ideias com um conjunto de Centros que se reuniu com vista a debater a organização e gestão das sessões de Júri de RVCC. Foi das trocas de ideias mais interessantes em que tenho participado. Quer pelo facto de existirem duas ideias em confronto, quer pelas questões levantadas... Gostei particularmente de uma prática referida de solução por via de videoconferência. Gostava de saber mais dessa prática, caso se venha a verificar para situações como a que foi aflorada. Uma boa resposta a um problema comum é sempre uma boa prática a partilhar.

Mas havia, nesse dia, uma viagem para fazer. O CNO da Escola Secundária de Sever do Vouga convidou-me para estar presente num júri de validação em Aveiro. Mais concretamente em Cacia. Vou recordar os rostos e todos aqueles trabalhadores que, com esforço pessoal, iniciaram e concluíram com sucesso o processo RVCC para o Nível Básico. Por indicação da empresa e por determinação e coragem levaram a cabo a construção de dossiers pessoais de elevada qualidade e procuraram sempre aprender mais, saber mais, qualificar-se mais. O desafio que vão, muitos, agora agarrar é o da qualificação profissional e da certificação por curso EFA ou RVCC terminar o Ensino Secundário. Parabéns à equipa pelo excelente trabalho, parabéns à empresa pela aposta na melhoria das qualificações dos seus trabalhadores e parabéns aos adultos por mais uma etapa realizada.

Regresso, para terminar, ao CNO do Agrupamento de Escolas João Franco para mais umas sessões de Júris. A Dra. Isabel e a Dra. Adelina acompanharam a elaboração de dossiers pessoais que, pela melhoria na qualidade e inovação, apostaram numa forma mais enriquecida de evidenciar as competências dos adultos que terminavam, naquele momento, o seu percurso no processo RVCC. De todos, não posso deixar de me recordar da Maria da Conceição Carvalho que era uma adulta com uma paixão por livros e pela leitura. Pedi-lhe, como pergunta, um livro para eu ler. Imediatamente me recomendou: A Ilha. É nestes momentos que acreditamos no valor do projecto RVCC. Quando somos confrontados com exemplos de vida que dão provas que o saber não vem só da escola formal... Parabéns à equipa pela aposta que faz na qualificação efectiva do publico-alvo com que trabalha. Tive também o prazer de reunir e trocar ideias com profissionais, formadores e coordenação e ficou-me a ideia de desejo de qualidade. Qualidade, mudança e desafios...


quinta-feira, 29 de maio de 2008

Fórum Qualificação 2008: Uma visita para todos!

Há alturas em que a mudança passa por mudar também as estratégias e vias de informação aos jovens para a escolha do seu futuro. Mas mais do que isso. Passa por alertar os adultos, em formação, em qualificação, em melhoria das suas capacidades e competências profissionais para a sua certificação profissional. Este é um dos mais importantes desafios que correntemente se coloca ao processo RVCC. Associar a certificação escolar a uma efectiva qualificação dos adultos encaminhando a sua estratégia para uma emergente necessidade de certificação profissional. Este Fórum 2008 pode ser também uma boa visita para adultos...

«Se estás a terminar o 9º ano e vais escolher um curso vem ao Fórum Qualificação 2008: Escolhas com Futuro, nos dias 4, 5 e 6 de Junho.
No Pavilhão do Rio, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL) vais descobrir que saídas profissionais te proporcionam os cursos de dupla certificação (escolar e profissional) de nível secundário.
O Fórum da Qualificação 2008 integra também o Seminário "Qualificação de Jovens: Políticas, Experiências e Testemunhos", que decorrerá no dia 4 de Junho, entre as 9h30 e as 18h00.
Consulta o programa provisório deste seminário.
Esperamos por ti.
A entrada é livre.
Horário:Dias 4 e 5 de Junho - das 10h00 às 19h00
Dia 6 de Junho - das 10h00 às 18h00»
Fonte: ANQ

quarta-feira, 28 de maio de 2008

O "Projecto" da Porto Editora

A Porto Editora lançou recentemente um "Projecto" que visa dar uma resposta ao processo RVCC. Esta resposta a um mercado emergente vem em forma de um designado "Guia/Dossier de Vida" e de uma designada "Plataforma" (Saber Mais).
Raramente faço um comentário sobre recursos que consulto ou sigo. Neste caso, pela dimensão da projecção do mesmo, decidi tomar uma posição.


A qualidade global dos recursos apresentados é fraca. O dossier apresenta soluções de exploração, muitas vezes, completamente desligadas do espírito do processo RVCC e da Iniciativa Novas Oportunidades. A designada plataforma para criação de portefólios precisa de uma urgente adaptação, assim como, sendo um mero "arquivo" digital não reflecte a ideia de construção contínua.

Cremos que se torna urgente a Porto Editora reformular estes recursos, sendo que, como editora a responsabilidade de lançar um produto como este deve estar ligada à qualidade do mesmo em resposta a uma estratégia de reforço da qualidade do processo RVCC e não, de dar um conjunto errado de ideias sobre os recuros, estratégias e metodologias a utilizar.

Devem também, os CNO e as equipas, ponderar muito bem a utilização deste recurso tal como neste momento se encontra.

No que concerne à Avaliação Externa - Sessão de Júri, cremos ser absurdo que as indicações dadas se prendam com a postura do adulto, desde o sorriso à posição em sala. Urge rever todo este "Projecto" para bem da qualidade dos produtos apresentados, assim como, do reflexo social e impacto do mesmo nas comunidades a quem se dirige.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Uma Entrega de Diplomas: CNO Ansião

«No dia 21 de Maio realizou-se no Centro Cultural de Ansião a II cerimónia de entrega de diplomas em honra de todos os adultos que obtiveram a certificação das suas competências desde Julho de 2007, quer ao nível B2 quer B3. O ambiente foi festivo e de grandes emoções, tanto por parte dos adultos como de todos os elementos da equipa do CNO do Agrupamento de Escolas de Ansião.
Abriu a cerimónia a Profissional Mafalda Branco, dirigindo o seu discurso de boas vindas e de felicitações a todos os adultos presentes pelos sucessos, fruto do trabalho, dedicação, esforço e determinação por parte de todos os envolvidos neste processo. No sentido de presentear os adultos certificados, a equipa preparou e apresentou uma pequena apresentação dos melhores momentos dos grupos ao longo do processo e sendo os adultos certificados as estrelas desta noite, nada melhor do que quebrar os protocolos e dar a palavra a duas dessas “estrelas”. Sr. Manuel Carrasqueira, 61 anos, reformado, e Sandra Nascimento, 32 anos, comerciante em Ansião, testemunharam a sua experiência, enriquecendo e até divertindo o serão, e deixaram as suas expectativas quanto ao futuro. Não desistir. O lema é continuar a apostar na formação.

Seguiu-se o estimado Director do Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Ansião, Dr. José Alves Pinto Ferreira que, para além das suas palavras de agradecimento a toda a equipa do CNO pelo trabalho desenvolvido, pelo empenho, responsabilidade e humor permanentes, parabenizou os adultos pela sua conquista pessoal, não isenta de muito sacrifício, estimulando o seu desejo de aprendizagem e formação. Passou a palavra ao Presidente da Câmara Municipal de Ansião, que também felicitou os recém-certificados e procedeu-se à parte mais empolgante da cerimónia.
A entrega dos diplomas foi feita, quer por formadores (anteriores e actuais) quer por entidades ligadas ao Centro, com uma troca de grandes sorrisos e sinceros parabéns entre formadores e formandos, comprovando o clima de envolvimento pessoal parte a parte e também de grande afectividade inerentes a este “regresso à escola”. E foi homenageando estes laços de afectividade que se têm vindo a criar entre todos os que procuram e os que trabalham no CNO de Ansião que o Coordenador Pedagógico do Centro, Dr. Pedro Ferrer Catarino, fechou, mas não encerrou, a entrega dos diplomas. Dirigiu-se aos adultos, manifestando a sua alegria pelo seu sucesso, sem deixar de repetir que esse mesmo sucesso se deveu, também, ao rigor, exigência e qualidade que imperam no CNO de Ansião desde o seu início, nas pessoas de todos os que o representam. Pessoas que, todos os dias, procuram ser melhores e mais eficientes para responderem de forma competente às necessidades de todos os adultos que procuram o Centro, contribuindo para a valorização e credibilidade do processo de RVCC.
Finalmente, mas ainda não a encerrar, subiu ao palco o Grupo de Cantares de Ega, concelho de Condeixa, que cantou e encantou a todos os presentes, mas que sobretudo presenteou os convidados de honra: os adultos certificados. Para encerrar este momento de convivência, foi oferecido a todos os participantes desta cerimónia um pequeno lanche e um brinde com votos de outras conquistas e de outros sucessos nas suas vidas.»

Nota: As fotos foram tiradas pelo Sr. Afonso Lucas, fotógrafo profissional, que foi certificado com o Nível B3 e que também recebeu o seu diploma nesse dia.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Primavera da Europa 2008 - "Ligando Culturas através do Diálogo"

Primavera da Europa 2008

«De 25 de Março a 30 de Junho, com especial relevo para o DIA DA EUROPA (9 de Maio), as escolas terão a oportunidade de organizar debates no âmbito do ANO EUROPEU DO DIÁLOGO INTERCULTURAL, convidando personalidades públicas, locais, regionais e nacionais, e participar em actividades pedagógicas disponíveis no portal europeu da “Primavera da Europa” 2008. As escolas podem registar-se aqui. »


Agente de Ligação Nacional - contacto

Madalena Martins

Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação

Coordenação Pedagógica - contacto

Isabel Fonseca

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner

Grupo de Parceiros

Direcção Geral de Inovação e Departamento Curricular

Agência Nacional para a Gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal

Representação da Comissão Europeia em Portugal

Centro de Competência da Malha Atlântica

2008 - Ano Europeu do Diálogo Intercultural

http://www.interculturaldialogue2008.eu/


Fonte: PROALV


domingo, 25 de maio de 2008

Certificação Parcial e Júri Parcial: Interligações.

Com a possibilidade de certificação parcial surgem novos desafios. Um deles, e fundamental, é a interligação RVCC/EFA. Fica uma apresentação com algumas ideias de base para debate.


Estas ideias permitem, por exemplo, uma articulação com as Equipas EFA, principalmente com o Mediador Pessoal e Social, no contexto das orientações indicadas pela ANQ:

sábado, 24 de maio de 2008

Avaliação Externa - Prática.

As sessões de Júri são, muitas vezes para os candidatos, um momento de bastante stress. Por um lado porque estão a prestar, efectivamente, uma prova pública. Por outro lado, muitos estão, pela primeira vez, a fazer uma apresentação. Desta vez a apresentação da sua aprendizagem ao longo de uma vida. A sua. Que pode e deve ser valorizada nesse momento.

Assim o foi na minha visita ao Instituto de Educação Tecnológica de Cascais (IETC) para mais um Júri de Validação. Seis adultos apresentaram temas de vida, actividades práticas e uma vontade de cumprir um desejo antigo. Aquele que os levou a concluir o processo de RVCC para a equivalência ao 9.º ano. Recordo que deixei alguns desafios aos adultos para um efectivo investimento na sua formação e na continuação dos estudos. Como tem sido hábito, a equipa desenvolveu um bom trabalho apresentando os adultos dossier's pessoais reveladores das competências necessárias. Destaco como muito positiva a crescente aposta deste CNO na ligação com entidades públicas de ensino para a articulação RVCC/EFA.

Nesse mesmo dia, após júri de valida
ção, reuni com a equipa de coordenação, na pessoa do Dr. Carlos Picado, com os formadores e profissionais RVCC. Também como é meu hábito tenho trabalho de casa... Vim acompanhado com um PRA para analisar o trabalho que está a ser desenvolvido e que, pelo que me apercebi, está no bom caminho. É sempre muito positivo quando o medo de estar a "pedir" pouco aos adultos existe numa equipa. Associando esse "medo" ao de estar ou não a cumprir o referencial de competências-chave, temos uma equipa atenta, orientada e acima de tudo, decidida a fazer um bom trabalho.

Mas eis que chega um dia relevante para toda uma equipa e principalmente para 3 adultos... Nas passadas semanas após uma reunião, vários e-mails, vários telefonemas e alguma ansiedade chegou o dia em que o CNO da Escola Secundária de Pombal apresentava a Júri de Validação os três primeiros candidatos para certificação. Refiro aqui o que já tenho dito várias vezes. O trabalho deste CNO está ao nível da excelência, pelo que, a expectativa era elevada. A Dra. Patrícia Amado dedicou todo o seu profissionalismo na preparação desta sessão, assim como, toda a equipa, da coordenação aos formadores, mostraram um excelente trabalho. A minha leitura dos PRA's foi facilitada por um facto: eram e.Portefólios. O trabalho na construção dos mesmos foi excepcional. A organização destes e as aprendizagens dos candidatos neste processo foi imensa.
Assim, o
Fernando Guedes, a Filomena Ponte e o César Agostinho puderam, muito merecidamente, concluir a equivalência ao Ensino Secundário. Os meus sinceros parabéns para estes adultos e para toda a equipa do CNO.
Tive, ainda, o prazer de conhecer o António Espírito Santo do CNO de Almodôvar, que se deslocou do Baixo Alentejo a Pombal, para trocarmos algumas ideias e assistir a este Júri.

Mas mais uma viagem me esperava. Recebi um convite do NERGA (Núcleo Empresarial da Região da Guarda), para uma reunião de apresentação da equipa e do trabalho desenvolvido até à data. Por outro lado, o convite foi também para a realização de um júri de validação.
Encontrei uma equipa muito interessante. Jovem mas experiente. Dinâmica e organizada. Com objectivos de qualidade muito claros e uma estrutura de trabalho muito bem definida. Na reunião foram deixadas algumas ideias para exploração/apropriação pela equipa. Para mim, foi, como sempre o é, uma honra ter reunido com mais uma equipa que, como quase todas, se dedica a fazer um trabalho de qualidade na efectiva mudança e qualificação neste projecto de educação e formação de adultos. Devo também destacar a importância deste projecto e do conjunto alargado de protocolos e parcerias que este CNO apresenta. Parabéns pelo trabalho desenvolvido e espero poder contribuir para o sucesso do vosso trabalho.

Por último, recebi do Director do CNO da Escola Secundária de Maximinos, Paulo Antunes, indicando-me uma reportagem que havia sido realizada pela RTP sobre este CNO. Divulgamos aqui o link desta reportagem informando que se encontra dividida por vários momentos no dia 20 (parte 1 e 2).

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Os Centros Novas Oportunidades: Desafios de Futuro.

Em jeito de resposta ao publicado aqui, deixo este texto.

A Iniciativa Novas Oportunidades trouxe para as escolas uma novidade. Hoje a escola não é só um espaço para os alunos que seguem a caminhada da primeira classe ao 12.º ano. Hoje, nos corredores da escola, cruzam-se pais com filhos.

Assisti recentemente a uma cena que ilustra esta pequena revolução. Um aluno do 10.º ano dava um beijo à mãe enquanto se cruzava com esta. Ele a sair, ela a entrar. Curiosa foi a expressão que este jovem disse ao terminar o seu discurso. “Boas aulas, mãe!”.

Este caso serve apenas para ilustrar uma mudança. Silenciosa, oculta, pouco significativa (dirão alguns), discreta (dirão outros). Eu diria, substancial. Mudam-se os hábitos, as regras, a forma como olhamos para a escola e para quem nesta se encontra. Hoje, o desafio de todos os Centros Novas Oportunidades é este. O de serem centros de uma mudança efectiva na relação do indivíduo com a aprendizagem. Seja ela inicial, seja ela ao longo da vida.

Mudam-se os paradigmas de uma cultura rural, muito mais do que nos meios urbanos. Sinceramente, quem conhece escolas de Lisboa ou Porto, sabe que o hábito de acolher aqueles que “estudavam à noite” é já uma prática enraizada.

Mas a mudança ocorrer longe da vista pela dificuldade que os lugares mais remotos têm em mostrar essa mesma mudança.

Dizia-me outro dia, uma candidata à equivalência ao 9.º ano, que a mudança ocorre, na vila onde esta habitava, em coisas tão simples como no ganho para o lugar da mulher nesse contexto social. Agora, dizia, o meu marido vai menos vezes ao café. Ela tinha que “fazer os trabalhos para o RVCC” e o marido olhava pelos miúdos. Dirão alguns que esta mudança é pequena. Maior é aquela que leva pais e filhos a sentarem-se à mesma mesa, ao fim de um dia de trabalho e de escola, a ajudarem-se mutuamente na realização de actividades que a escola agora pede a ambos.

Esta última visão, talvez um pouco romântica do estudo e da aprendizagem, não esconde essas pequenas mudanças que os Centros Novas Oportunidades conseguem produzir na vida das pessoas. As equipas compostas por técnicos (agora finalmente com a possibilidade de contratação), formadores e coordenadores podem, efectivamente, ajudar a essa mudança. O seu trabalho, na grande maioria de elevada qualidade, é determinante para que, os candidatos reconheçam a importância da aprendizagem ao longo da vida e usem essa importância como exemplo para os seus filhos e para a sua comunidade.

A Iniciativa Novas Oportunidades e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências pode e deve ter melhorias na sua organização, estrutura e forma. No entanto, sem dúvida, que neste momento, é já um promotor de mudança. Uma mudança silenciosa mas determinante para que se valorize a aprendizagem, o acto de aprender, seja ele como for, onde for e quando for. Importante é aprender e regressar à escola para mostrar que o valor do Saber está na forma como cada um, individualmente, consegue superar as suas próprias barreiras e mudar. A si e aos outros. Para melhor.

Publicado pelo autor do blog no Jornal Trevim.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Um desafio colaborativo! Informar sobre o RVCC/EFA!

Eis que é preciso ver a capacidade de um grupo de pessoas que não se conhecem mas que se juntam em busca de informação para organizarem, disponibilizarem e promoverem uma informação de qualidade no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades. Eis um desafio para todos os que visitam este espaço!
Faz uns bons meses que, por iniciativa própria decidi actualizar a página de informação na Wikipédia relativamente ao RVCC. Para meu espanto, até à data de hoje nada mais foi acrescentado ou melhorado. Imaginem que o título do tema ainda é CRVCC!
Fica pois o desafio colectivo. Vamos actualizar a página da Wikipédia, quer do ponto de vista do processo RVCC, quer da Iniciativa Novas Oportunidades e mesmo dos Curso EFA. Para os adultos pode ser algo a colocar no seu Portefólio e para as equipas uma forma de partilharem as diferentes visões, estratégias, metodologias e recursos que utilizam.
Fica a página como está actualmente aqui em baixo (Basta clicar na imagem para aceder à página da Wikipédia. Para editar a página é necessário fazer o registo). Esperamos, em breve, encontrar muito mais informação.



Um Blog como Recurso...

Sem dúvida que os formadores, mediadores e equipas do Cursos EFA começam a organizar-se e a mostrar um trabalho de qualidade no apoio aos formandos. Fica o exemplo do blog destinado ao Grupo -A- do Curso de Educação e Formação de Adultos de nível Secundário, da Escola Básica 2,3/S Prof. Mendes dos Remédios - Nisa. Basta clicar na imagem para visualizar.


Formação - Uma proposta.

A Dra. Catarina Reis Marques e a Dra. Maria Rita Brito Monteiro do CNO da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa encontram-se a dinamizar um curso de formação para todos aqueles (Técnicos, Formadores, etc...) que queriam iniciar ou consolidar conhecimentos no âmbito do processo RVCC/Iniciativas Novas Oportunidades. Ficam aqui os módulos do referido curso e conteúdo programático.

MÓDULO I – Centros Novas Oportunidades – contextualização histórica, institucional e operacional – (4horas)
  • Enquadramento histórico – Da Agência Nacional para a Educação e Formação de Adultos (ANEFA) à Agência Nacional para a Qualificação, I.P.
  • Rede de Centros Novas Oportunidades – Distribuição, diversidade/unidade
  • Centros Novas Oportunidades - Missão, Princípios Orientadores e Requisitos de Estruturação do Trabalho
  • Organograma do Centros Novas Oportunidades – Equipa, etapas/dimensões de intervenção.
  • A Carta de Qualidade

MÓDULO II – Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – (12horas)

  • Instrumento central de monitorização e regulação do processo RVCC – Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO)
  • Referencial de Competências – Chave de nível básico e de nível secundário
  • Eixos estruturantes do processo RVCC
    • Reconhecimento;
    • Validação;
    • Certificação;
  • Metodologias de intervenção
    • Abordagem Autobiográfica
    • Balanço de Competências
    • Portefólio Reflexivo de Aprendizagens

Mais informações pelos: 218 811 785 ou (96 28 18 774) ou (91 66 00 141).