sábado, 31 de maio de 2008

Sessões de Júri - Desafios e Mudanças

Partilho aqui mais um conjunto de actividades que desenvolvi no âmbito da minha função enquanto Avaliador Externo. Muitos desafios e muitas mudanças encontrei no terreno, mas acima de tudo, muito anseio por qualidade, melhoria e cumprimento de objectivos.

O primeiro júri decorreu no CNO da Escola Secundária da Mealhada. O trabalho da equipa resultou na proposta a júri de 5 adultos que pela sua história de vida viram reconhecida a equivalência ao Ensino Básico. A importância do momento de júri revela muitas vezes algumas facetas que não haviam sido partilhadas com o(a) profissional e os(as) formadores(as). A verdade é que muitas vezes encontramos adultos que até ao momento de júri foram extremamente reservados e que, por qualquer razão, revelam novas competências nestes momentos mais formais. O que fazer? Na minha visão de auto-avaliação e evolução contínua a equipa pode destacar, alterar e afirmar essas competências como mais-valias para o adulto nesse mesmo momento. Assim o foi neste júri.

Após o júri de validação, uma reunião com a equipa. Havia ficado de ler e analisar 10 auto-biografias. Havia, também, feito a proposta de que as profissionais e os formadores fizessem o mesmo. A ideia seria a de aferir, problematizar e dar orientações para a realização de actividades de exploração de indícios para um processo de RVCC Secundário. Acabámos com 10 soluções diferentes para 10 situações diferentes... é essa uma das maiores verdades do processo RVCC Secundário. Este é individual e personalizado. Raramente existe uma solução "modelo" que se aplique a pessoas e histórias de vida sempre diferentes.

Outro júri e outro convite aceite. O convite veio do CNO da Escola Secundária Joaquim de Carvalho na Figueira da Foz. Uma das mais interessantes coisas que me tem acontecido enquanto Avaliador Externo é a mais simples das coisas... Tenho aprendido imenso com os adultos em sessão de júri. Nesta sessão, aprendi como construir um "Parte-Milho" construído a partir de peças de máquinas de lavar roupa e afins... Basicamente uma reutilização de materiais. Para quem não sabe... um "Parte Milho" serve para desfazer o milho e fazer farinha...

Mais uma reunião acompanhou este dia. Há Centros Novas Oportunidades que conseguem conjugar o melhor de dois mundos. A experiência e a juventude. Este é um desses exemplos. A reunião que serviu para dar umas linhas de orientação em debate e troca de ideias com a equipa sobre os possíveis modelos de júri para o RVCC Secundário resultou numa troca de ideias em torno da qualidade, rigor, estrutura e estratégia do projecto RVCC. Muito interessante e muito rica esta troca de argumentos, assim como, fiquei plenamente descansado quanto ao nível de exigência e aposta na qualidade por parte deste CNO. Ficou o desafio de mais uma reunião em breve...

Mais uma viagem até ao Fundão. O CNO do Agrupamento de Escolas João Franco convidou-me para estar presente numa reunião onde esteve também o Avaliador Externo Fernando Delgado e Adelina Clemente para trocarmos umas ideias com um conjunto de Centros que se reuniu com vista a debater a organização e gestão das sessões de Júri de RVCC. Foi das trocas de ideias mais interessantes em que tenho participado. Quer pelo facto de existirem duas ideias em confronto, quer pelas questões levantadas... Gostei particularmente de uma prática referida de solução por via de videoconferência. Gostava de saber mais dessa prática, caso se venha a verificar para situações como a que foi aflorada. Uma boa resposta a um problema comum é sempre uma boa prática a partilhar.

Mas havia, nesse dia, uma viagem para fazer. O CNO da Escola Secundária de Sever do Vouga convidou-me para estar presente num júri de validação em Aveiro. Mais concretamente em Cacia. Vou recordar os rostos e todos aqueles trabalhadores que, com esforço pessoal, iniciaram e concluíram com sucesso o processo RVCC para o Nível Básico. Por indicação da empresa e por determinação e coragem levaram a cabo a construção de dossiers pessoais de elevada qualidade e procuraram sempre aprender mais, saber mais, qualificar-se mais. O desafio que vão, muitos, agora agarrar é o da qualificação profissional e da certificação por curso EFA ou RVCC terminar o Ensino Secundário. Parabéns à equipa pelo excelente trabalho, parabéns à empresa pela aposta na melhoria das qualificações dos seus trabalhadores e parabéns aos adultos por mais uma etapa realizada.

Regresso, para terminar, ao CNO do Agrupamento de Escolas João Franco para mais umas sessões de Júris. A Dra. Isabel e a Dra. Adelina acompanharam a elaboração de dossiers pessoais que, pela melhoria na qualidade e inovação, apostaram numa forma mais enriquecida de evidenciar as competências dos adultos que terminavam, naquele momento, o seu percurso no processo RVCC. De todos, não posso deixar de me recordar da Maria da Conceição Carvalho que era uma adulta com uma paixão por livros e pela leitura. Pedi-lhe, como pergunta, um livro para eu ler. Imediatamente me recomendou: A Ilha. É nestes momentos que acreditamos no valor do projecto RVCC. Quando somos confrontados com exemplos de vida que dão provas que o saber não vem só da escola formal... Parabéns à equipa pela aposta que faz na qualificação efectiva do publico-alvo com que trabalha. Tive também o prazer de reunir e trocar ideias com profissionais, formadores e coordenação e ficou-me a ideia de desejo de qualidade. Qualidade, mudança e desafios...


quinta-feira, 29 de maio de 2008

Fórum Qualificação 2008: Uma visita para todos!

Há alturas em que a mudança passa por mudar também as estratégias e vias de informação aos jovens para a escolha do seu futuro. Mas mais do que isso. Passa por alertar os adultos, em formação, em qualificação, em melhoria das suas capacidades e competências profissionais para a sua certificação profissional. Este é um dos mais importantes desafios que correntemente se coloca ao processo RVCC. Associar a certificação escolar a uma efectiva qualificação dos adultos encaminhando a sua estratégia para uma emergente necessidade de certificação profissional. Este Fórum 2008 pode ser também uma boa visita para adultos...

«Se estás a terminar o 9º ano e vais escolher um curso vem ao Fórum Qualificação 2008: Escolhas com Futuro, nos dias 4, 5 e 6 de Junho.
No Pavilhão do Rio, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL) vais descobrir que saídas profissionais te proporcionam os cursos de dupla certificação (escolar e profissional) de nível secundário.
O Fórum da Qualificação 2008 integra também o Seminário "Qualificação de Jovens: Políticas, Experiências e Testemunhos", que decorrerá no dia 4 de Junho, entre as 9h30 e as 18h00.
Consulta o programa provisório deste seminário.
Esperamos por ti.
A entrada é livre.
Horário:Dias 4 e 5 de Junho - das 10h00 às 19h00
Dia 6 de Junho - das 10h00 às 18h00»
Fonte: ANQ

quarta-feira, 28 de maio de 2008

O "Projecto" da Porto Editora

A Porto Editora lançou recentemente um "Projecto" que visa dar uma resposta ao processo RVCC. Esta resposta a um mercado emergente vem em forma de um designado "Guia/Dossier de Vida" e de uma designada "Plataforma" (Saber Mais).
Raramente faço um comentário sobre recursos que consulto ou sigo. Neste caso, pela dimensão da projecção do mesmo, decidi tomar uma posição.


A qualidade global dos recursos apresentados é fraca. O dossier apresenta soluções de exploração, muitas vezes, completamente desligadas do espírito do processo RVCC e da Iniciativa Novas Oportunidades. A designada plataforma para criação de portefólios precisa de uma urgente adaptação, assim como, sendo um mero "arquivo" digital não reflecte a ideia de construção contínua.

Cremos que se torna urgente a Porto Editora reformular estes recursos, sendo que, como editora a responsabilidade de lançar um produto como este deve estar ligada à qualidade do mesmo em resposta a uma estratégia de reforço da qualidade do processo RVCC e não, de dar um conjunto errado de ideias sobre os recuros, estratégias e metodologias a utilizar.

Devem também, os CNO e as equipas, ponderar muito bem a utilização deste recurso tal como neste momento se encontra.

No que concerne à Avaliação Externa - Sessão de Júri, cremos ser absurdo que as indicações dadas se prendam com a postura do adulto, desde o sorriso à posição em sala. Urge rever todo este "Projecto" para bem da qualidade dos produtos apresentados, assim como, do reflexo social e impacto do mesmo nas comunidades a quem se dirige.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Uma Entrega de Diplomas: CNO Ansião

«No dia 21 de Maio realizou-se no Centro Cultural de Ansião a II cerimónia de entrega de diplomas em honra de todos os adultos que obtiveram a certificação das suas competências desde Julho de 2007, quer ao nível B2 quer B3. O ambiente foi festivo e de grandes emoções, tanto por parte dos adultos como de todos os elementos da equipa do CNO do Agrupamento de Escolas de Ansião.
Abriu a cerimónia a Profissional Mafalda Branco, dirigindo o seu discurso de boas vindas e de felicitações a todos os adultos presentes pelos sucessos, fruto do trabalho, dedicação, esforço e determinação por parte de todos os envolvidos neste processo. No sentido de presentear os adultos certificados, a equipa preparou e apresentou uma pequena apresentação dos melhores momentos dos grupos ao longo do processo e sendo os adultos certificados as estrelas desta noite, nada melhor do que quebrar os protocolos e dar a palavra a duas dessas “estrelas”. Sr. Manuel Carrasqueira, 61 anos, reformado, e Sandra Nascimento, 32 anos, comerciante em Ansião, testemunharam a sua experiência, enriquecendo e até divertindo o serão, e deixaram as suas expectativas quanto ao futuro. Não desistir. O lema é continuar a apostar na formação.

Seguiu-se o estimado Director do Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Ansião, Dr. José Alves Pinto Ferreira que, para além das suas palavras de agradecimento a toda a equipa do CNO pelo trabalho desenvolvido, pelo empenho, responsabilidade e humor permanentes, parabenizou os adultos pela sua conquista pessoal, não isenta de muito sacrifício, estimulando o seu desejo de aprendizagem e formação. Passou a palavra ao Presidente da Câmara Municipal de Ansião, que também felicitou os recém-certificados e procedeu-se à parte mais empolgante da cerimónia.
A entrega dos diplomas foi feita, quer por formadores (anteriores e actuais) quer por entidades ligadas ao Centro, com uma troca de grandes sorrisos e sinceros parabéns entre formadores e formandos, comprovando o clima de envolvimento pessoal parte a parte e também de grande afectividade inerentes a este “regresso à escola”. E foi homenageando estes laços de afectividade que se têm vindo a criar entre todos os que procuram e os que trabalham no CNO de Ansião que o Coordenador Pedagógico do Centro, Dr. Pedro Ferrer Catarino, fechou, mas não encerrou, a entrega dos diplomas. Dirigiu-se aos adultos, manifestando a sua alegria pelo seu sucesso, sem deixar de repetir que esse mesmo sucesso se deveu, também, ao rigor, exigência e qualidade que imperam no CNO de Ansião desde o seu início, nas pessoas de todos os que o representam. Pessoas que, todos os dias, procuram ser melhores e mais eficientes para responderem de forma competente às necessidades de todos os adultos que procuram o Centro, contribuindo para a valorização e credibilidade do processo de RVCC.
Finalmente, mas ainda não a encerrar, subiu ao palco o Grupo de Cantares de Ega, concelho de Condeixa, que cantou e encantou a todos os presentes, mas que sobretudo presenteou os convidados de honra: os adultos certificados. Para encerrar este momento de convivência, foi oferecido a todos os participantes desta cerimónia um pequeno lanche e um brinde com votos de outras conquistas e de outros sucessos nas suas vidas.»

Nota: As fotos foram tiradas pelo Sr. Afonso Lucas, fotógrafo profissional, que foi certificado com o Nível B3 e que também recebeu o seu diploma nesse dia.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Primavera da Europa 2008 - "Ligando Culturas através do Diálogo"

Primavera da Europa 2008

«De 25 de Março a 30 de Junho, com especial relevo para o DIA DA EUROPA (9 de Maio), as escolas terão a oportunidade de organizar debates no âmbito do ANO EUROPEU DO DIÁLOGO INTERCULTURAL, convidando personalidades públicas, locais, regionais e nacionais, e participar em actividades pedagógicas disponíveis no portal europeu da “Primavera da Europa” 2008. As escolas podem registar-se aqui. »


Agente de Ligação Nacional - contacto

Madalena Martins

Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação

Coordenação Pedagógica - contacto

Isabel Fonseca

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner

Grupo de Parceiros

Direcção Geral de Inovação e Departamento Curricular

Agência Nacional para a Gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal

Representação da Comissão Europeia em Portugal

Centro de Competência da Malha Atlântica

2008 - Ano Europeu do Diálogo Intercultural

http://www.interculturaldialogue2008.eu/


Fonte: PROALV


domingo, 25 de maio de 2008

Certificação Parcial e Júri Parcial: Interligações.

Com a possibilidade de certificação parcial surgem novos desafios. Um deles, e fundamental, é a interligação RVCC/EFA. Fica uma apresentação com algumas ideias de base para debate.


Estas ideias permitem, por exemplo, uma articulação com as Equipas EFA, principalmente com o Mediador Pessoal e Social, no contexto das orientações indicadas pela ANQ:

sábado, 24 de maio de 2008

Avaliação Externa - Prática.

As sessões de Júri são, muitas vezes para os candidatos, um momento de bastante stress. Por um lado porque estão a prestar, efectivamente, uma prova pública. Por outro lado, muitos estão, pela primeira vez, a fazer uma apresentação. Desta vez a apresentação da sua aprendizagem ao longo de uma vida. A sua. Que pode e deve ser valorizada nesse momento.

Assim o foi na minha visita ao Instituto de Educação Tecnológica de Cascais (IETC) para mais um Júri de Validação. Seis adultos apresentaram temas de vida, actividades práticas e uma vontade de cumprir um desejo antigo. Aquele que os levou a concluir o processo de RVCC para a equivalência ao 9.º ano. Recordo que deixei alguns desafios aos adultos para um efectivo investimento na sua formação e na continuação dos estudos. Como tem sido hábito, a equipa desenvolveu um bom trabalho apresentando os adultos dossier's pessoais reveladores das competências necessárias. Destaco como muito positiva a crescente aposta deste CNO na ligação com entidades públicas de ensino para a articulação RVCC/EFA.

Nesse mesmo dia, após júri de valida
ção, reuni com a equipa de coordenação, na pessoa do Dr. Carlos Picado, com os formadores e profissionais RVCC. Também como é meu hábito tenho trabalho de casa... Vim acompanhado com um PRA para analisar o trabalho que está a ser desenvolvido e que, pelo que me apercebi, está no bom caminho. É sempre muito positivo quando o medo de estar a "pedir" pouco aos adultos existe numa equipa. Associando esse "medo" ao de estar ou não a cumprir o referencial de competências-chave, temos uma equipa atenta, orientada e acima de tudo, decidida a fazer um bom trabalho.

Mas eis que chega um dia relevante para toda uma equipa e principalmente para 3 adultos... Nas passadas semanas após uma reunião, vários e-mails, vários telefonemas e alguma ansiedade chegou o dia em que o CNO da Escola Secundária de Pombal apresentava a Júri de Validação os três primeiros candidatos para certificação. Refiro aqui o que já tenho dito várias vezes. O trabalho deste CNO está ao nível da excelência, pelo que, a expectativa era elevada. A Dra. Patrícia Amado dedicou todo o seu profissionalismo na preparação desta sessão, assim como, toda a equipa, da coordenação aos formadores, mostraram um excelente trabalho. A minha leitura dos PRA's foi facilitada por um facto: eram e.Portefólios. O trabalho na construção dos mesmos foi excepcional. A organização destes e as aprendizagens dos candidatos neste processo foi imensa.
Assim, o
Fernando Guedes, a Filomena Ponte e o César Agostinho puderam, muito merecidamente, concluir a equivalência ao Ensino Secundário. Os meus sinceros parabéns para estes adultos e para toda a equipa do CNO.
Tive, ainda, o prazer de conhecer o António Espírito Santo do CNO de Almodôvar, que se deslocou do Baixo Alentejo a Pombal, para trocarmos algumas ideias e assistir a este Júri.

Mas mais uma viagem me esperava. Recebi um convite do NERGA (Núcleo Empresarial da Região da Guarda), para uma reunião de apresentação da equipa e do trabalho desenvolvido até à data. Por outro lado, o convite foi também para a realização de um júri de validação.
Encontrei uma equipa muito interessante. Jovem mas experiente. Dinâmica e organizada. Com objectivos de qualidade muito claros e uma estrutura de trabalho muito bem definida. Na reunião foram deixadas algumas ideias para exploração/apropriação pela equipa. Para mim, foi, como sempre o é, uma honra ter reunido com mais uma equipa que, como quase todas, se dedica a fazer um trabalho de qualidade na efectiva mudança e qualificação neste projecto de educação e formação de adultos. Devo também destacar a importância deste projecto e do conjunto alargado de protocolos e parcerias que este CNO apresenta. Parabéns pelo trabalho desenvolvido e espero poder contribuir para o sucesso do vosso trabalho.

Por último, recebi do Director do CNO da Escola Secundária de Maximinos, Paulo Antunes, indicando-me uma reportagem que havia sido realizada pela RTP sobre este CNO. Divulgamos aqui o link desta reportagem informando que se encontra dividida por vários momentos no dia 20 (parte 1 e 2).

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Os Centros Novas Oportunidades: Desafios de Futuro.

Em jeito de resposta ao publicado aqui, deixo este texto.

A Iniciativa Novas Oportunidades trouxe para as escolas uma novidade. Hoje a escola não é só um espaço para os alunos que seguem a caminhada da primeira classe ao 12.º ano. Hoje, nos corredores da escola, cruzam-se pais com filhos.

Assisti recentemente a uma cena que ilustra esta pequena revolução. Um aluno do 10.º ano dava um beijo à mãe enquanto se cruzava com esta. Ele a sair, ela a entrar. Curiosa foi a expressão que este jovem disse ao terminar o seu discurso. “Boas aulas, mãe!”.

Este caso serve apenas para ilustrar uma mudança. Silenciosa, oculta, pouco significativa (dirão alguns), discreta (dirão outros). Eu diria, substancial. Mudam-se os hábitos, as regras, a forma como olhamos para a escola e para quem nesta se encontra. Hoje, o desafio de todos os Centros Novas Oportunidades é este. O de serem centros de uma mudança efectiva na relação do indivíduo com a aprendizagem. Seja ela inicial, seja ela ao longo da vida.

Mudam-se os paradigmas de uma cultura rural, muito mais do que nos meios urbanos. Sinceramente, quem conhece escolas de Lisboa ou Porto, sabe que o hábito de acolher aqueles que “estudavam à noite” é já uma prática enraizada.

Mas a mudança ocorrer longe da vista pela dificuldade que os lugares mais remotos têm em mostrar essa mesma mudança.

Dizia-me outro dia, uma candidata à equivalência ao 9.º ano, que a mudança ocorre, na vila onde esta habitava, em coisas tão simples como no ganho para o lugar da mulher nesse contexto social. Agora, dizia, o meu marido vai menos vezes ao café. Ela tinha que “fazer os trabalhos para o RVCC” e o marido olhava pelos miúdos. Dirão alguns que esta mudança é pequena. Maior é aquela que leva pais e filhos a sentarem-se à mesma mesa, ao fim de um dia de trabalho e de escola, a ajudarem-se mutuamente na realização de actividades que a escola agora pede a ambos.

Esta última visão, talvez um pouco romântica do estudo e da aprendizagem, não esconde essas pequenas mudanças que os Centros Novas Oportunidades conseguem produzir na vida das pessoas. As equipas compostas por técnicos (agora finalmente com a possibilidade de contratação), formadores e coordenadores podem, efectivamente, ajudar a essa mudança. O seu trabalho, na grande maioria de elevada qualidade, é determinante para que, os candidatos reconheçam a importância da aprendizagem ao longo da vida e usem essa importância como exemplo para os seus filhos e para a sua comunidade.

A Iniciativa Novas Oportunidades e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências pode e deve ter melhorias na sua organização, estrutura e forma. No entanto, sem dúvida, que neste momento, é já um promotor de mudança. Uma mudança silenciosa mas determinante para que se valorize a aprendizagem, o acto de aprender, seja ele como for, onde for e quando for. Importante é aprender e regressar à escola para mostrar que o valor do Saber está na forma como cada um, individualmente, consegue superar as suas próprias barreiras e mudar. A si e aos outros. Para melhor.

Publicado pelo autor do blog no Jornal Trevim.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Um desafio colaborativo! Informar sobre o RVCC/EFA!

Eis que é preciso ver a capacidade de um grupo de pessoas que não se conhecem mas que se juntam em busca de informação para organizarem, disponibilizarem e promoverem uma informação de qualidade no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades. Eis um desafio para todos os que visitam este espaço!
Faz uns bons meses que, por iniciativa própria decidi actualizar a página de informação na Wikipédia relativamente ao RVCC. Para meu espanto, até à data de hoje nada mais foi acrescentado ou melhorado. Imaginem que o título do tema ainda é CRVCC!
Fica pois o desafio colectivo. Vamos actualizar a página da Wikipédia, quer do ponto de vista do processo RVCC, quer da Iniciativa Novas Oportunidades e mesmo dos Curso EFA. Para os adultos pode ser algo a colocar no seu Portefólio e para as equipas uma forma de partilharem as diferentes visões, estratégias, metodologias e recursos que utilizam.
Fica a página como está actualmente aqui em baixo (Basta clicar na imagem para aceder à página da Wikipédia. Para editar a página é necessário fazer o registo). Esperamos, em breve, encontrar muito mais informação.



Um Blog como Recurso...

Sem dúvida que os formadores, mediadores e equipas do Cursos EFA começam a organizar-se e a mostrar um trabalho de qualidade no apoio aos formandos. Fica o exemplo do blog destinado ao Grupo -A- do Curso de Educação e Formação de Adultos de nível Secundário, da Escola Básica 2,3/S Prof. Mendes dos Remédios - Nisa. Basta clicar na imagem para visualizar.


Formação - Uma proposta.

A Dra. Catarina Reis Marques e a Dra. Maria Rita Brito Monteiro do CNO da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa encontram-se a dinamizar um curso de formação para todos aqueles (Técnicos, Formadores, etc...) que queriam iniciar ou consolidar conhecimentos no âmbito do processo RVCC/Iniciativas Novas Oportunidades. Ficam aqui os módulos do referido curso e conteúdo programático.

MÓDULO I – Centros Novas Oportunidades – contextualização histórica, institucional e operacional – (4horas)
  • Enquadramento histórico – Da Agência Nacional para a Educação e Formação de Adultos (ANEFA) à Agência Nacional para a Qualificação, I.P.
  • Rede de Centros Novas Oportunidades – Distribuição, diversidade/unidade
  • Centros Novas Oportunidades - Missão, Princípios Orientadores e Requisitos de Estruturação do Trabalho
  • Organograma do Centros Novas Oportunidades – Equipa, etapas/dimensões de intervenção.
  • A Carta de Qualidade

MÓDULO II – Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – (12horas)

  • Instrumento central de monitorização e regulação do processo RVCC – Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO)
  • Referencial de Competências – Chave de nível básico e de nível secundário
  • Eixos estruturantes do processo RVCC
    • Reconhecimento;
    • Validação;
    • Certificação;
  • Metodologias de intervenção
    • Abordagem Autobiográfica
    • Balanço de Competências
    • Portefólio Reflexivo de Aprendizagens

Mais informações pelos: 218 811 785 ou (96 28 18 774) ou (91 66 00 141).

domingo, 18 de maio de 2008

O Diagnóstico: Uma metodologia complementar.

Terminou uma semana de formação dos CNO sobre Diagnóstico e Triagem. Deixamos aqui, neste espaço, uma reflexão em jeito de estrutura metodológica... Talvez um desafio, talvez uma provocação...


Sessão de Júri e Reuniões de Acompanhamento – Mudança

Mais um conjunto de Júris de Validação levou-me ao encontro de situações tão curiosas como ilustrativas do que é, hoje, a Iniciativa Novas Oportunidades no “terreno”.

O primeiro destaque que deixo neste espaço refere-se ao júri que teve lugar no CNO da Escola Secundária da Mealhada. Curiosamente, os grupos de candidatos eram todos da Guarda Nacional Republicana. As apresentações feitas centraram-se na vida pessoal e no percurso profissional de daqueles que dedicaram uma vida à ordem pública. Uma das apresentações ficou-me na memória por explicar o significado e evolução do fardamento da GNR.

Este tipo de apresentações que as técnicas de RVCC solicitam aos adultos são muito interessantes e do ponto de vista da evidência de competências, altamente ricas.

Mas nem só de júris vive o avaliador externo… Duas reuniões de acompanhamento a CNO foram realizadas. Uma no CNO da Escola Secundária da Mealhada, outro no CNO da Escola Secundária de Arganil. Eis que as dúvidas são similares. E similar é também a preocupação de exigência, rigor e qualidade. Embora as dúvidas sejam, muitas vezes factores de entropia, a verdade é que a qualidade dos recursos humanos destes dois CNO são fundamentais e essenciais para o excelente trabalho que está a ser desenvolvido. O que mais me apraz registar, em ambos, é a vontade de que os adultos em processo não fiquem pelas competências mínimas, mas sim, apontem para o máximo, valorizando o candidato, o processo e a qualidade e credibilidade do mesmo.

E mais um júri. Desta vez, organizado pelo CNO da Escola Secundária de Sever do Vouga. Mas desta vez, em Ovar. Apenas certificações parciais. Candidatos que seguem a sua caminhada de aprendizagem via Curso de Educação e Formação de Adultos. Foi uma tarde das 14.00 horas às 20.30 horas em contacto com a realidade sentida e vivida por quem procura no processo uma forma de regressar à escola. Fica-me na memória os candidatos que falaram da sua situação profissional, nomeadamente da Yazaki Saltano. Fica também a memória de muitos candidatos que referem a escolha do Curso EFA para maior aprendizagem. O acompanhamento dados pela técnica de RVCC, quer pela sua qualidade, quer pela forma como explicou aos adultos os caminhos a seguir, revela competência e também a necessidade de explicar uma nova forma de integração no processo de aprendizagem que, nem sempre, é fácil de ser apreendida pelos adultos.

Por último, o CNO do Agrupamento de Escolas João Franco convidou-me para a mais um júri de validação para equivalência ao 9.º ano. Lá estive e como de hábito fui extremamente bem recebido. A equipa do CNO é muito dedicada e a forma como se relacionam com os candidatos reveladora de uma dedicação muito grande. Quero destacar os dois primeiros candidatos que acompanhei nestes dias. Um casal, de 73 anos, que vinha cumprir um sonho. Aquele que era tão simples. O de terminar o processo e obter a equivalência ao 9º ano. Depois de mais de 30 anos de trabalho nos Cafés Delta, e uma experiência profissional vasta, assim o conseguiram. São exemplos destes que fazem pensar aqueles que, logo algumas horas depois, diziam com 50 anos ou menos que já eram “velhos” para estudar. O saber não ocupa lugar nem tem idade. Estes e muitos outros exemplos a nível nacional provam-no.

Para terminar… quem gosta de cereja é altura de ir ao Fundão!

Mais uma vez, a todos, os meus sinceros parabéns e às equipas, o meu reconhecimento profissional pelo trabalho desenvolvido.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Os novos Diplomas...

... dizem:

"Os formadores a afectar à equipa do centro novas oportunidades são seleccionados de entre o pessoal docente habilitado para o efeito, sendo a função exercida em regime de tempo integral ou de tempo parcial, mediante decisão da direcção executiva do agrupamento ou da escola não agrupada, no âmbito da distribuição do serviço docente."

Aqui ficam os documentos:

Read this doc on Scribd: i008040

e

Read this doc on Scribd: i008039

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Educação e Formação 2010

Os objectivos, de que tanto se fala no âmbito das Novas Oportunidades, resultam de um documento de trabalho que publicado neste espaço.
Uma vez que as equipas dos CNO se encontram em formação sobre Diagnóstico e Triagem, amanhã deixaremos uma apresentação que permite uma visão global deste processo e linhas de orientação para o mesmo. Hoje, deixamos, na abertura deste informação e debate uma frase que revela a importância deste momento prévio e determinante no processo RVCC.
«Relativamente às ofertas de educação e formação profissionalizante dirigidas a adultos pouco escolarizados, a aposta está na sua rápida expansão e difusão, mas também na criação de condições que permitam a sua frequência por parte de adultos que se encontram a trabalhar. Sem negligenciar a importância de continuar a priorizar a resposta àqueles que se encontram em situação de desfavor no mercado de trabalho, possibilitando-lhes a aquisição de competências que promovam a sua empregabilidade, importa dar crescente atenção àqueles que estando a trabalhar têm a sua situação precarizada por possuírem uma qualificação deficitária. Assim, a importância de desenvolver a capacidade de construir trajectórias de aprendizagem individuais, que valorizem as aquisições de cada pessoa, de promover modelos flexíveis de organização da formação e de dar maior expressão à formação em contexto de trabalho constituem prioridades assumidas nesta vertente de actuação.»

Fica aqui o Documento de Trabalho.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Regime de Reconhecimento Profissional na UE

Em algumas sessões de júri tenho assistido a um conjunto de pessoas que decide emigrar na esperança de melhorar a sua situação pessoal e profissional. A muitos recomendo a certificação profissional. Aqui ficam algumas dicas de como obter certificação com reconhecimento na União Europeia. Podem ainda obter mais informação aqui.

«O princípio da livre circulação de pessoas e serviços constitui um dos objectivos fundamentais da União Europeia.
Os cidadãos comunitários podem exercer uma profissão ou uma dada actividade, como trabalhadores por conta própria ou como assalariados, num Estado-Membro diferente daquele em que adquiriram as respectivas qualificações profissionais.
Para o reconhecimento dessas qualificações, houve necessidade de consolidar num acto único legislativo - a Directiva 2005/36/CE - 15 directivas, entre as quais 12 directivas sectoriais e 3 directivas que implementam um regime geral de reconhecimento das qualificações, abrangendo profissões regulamentadas.
Directiva 2005/36/CE, de 7 de Setembro (em vigor desde 20.10.2007)

Consulte a lista das profissões regulamentadas e autoridades competentes em Portugal (de acordo com diplomas legais de anteriores directivas)

Consulte a lista de profissões regulamentadas nos diferentes Estados-Membros

Consulte a lista de pontos de contacto nos diferentes Estados-Membros
Fonte: IEFP

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Um Encontro sobre Educação de Adultos

A Escola Secundária de Maximinos, no âmbito da recente aprovação por parte do ME - Ministério da Educação e IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, através da ANQ - Agência Nacional para a Qualificação, do seu CNO - Centro Novas Oportunidades - Escola Secundária de Maximinos, vai levar a efeito a realização de umas Jornadas sobre Educação e Formação de Adultos.

Assim, o seu CNO - Centro Novas Oportunidades vai organizar nos dias 16 e 17 de Maio próximo, as primeiras Jornadas dedicadas à Educação e Formação de Adultos “CNO - Novas Oportunidades, um novo tempo de Educação de Adultos ”.
Estas jornadas distribuídas por dois dias, decorrerão no primeiro dia, Sexta-feira - 16 Maio, no Mosteiro de S. Martinho de Tibães e incluirão conferências e testemunhos /depoimentos de adultos/formandos. No segundo dia, Sábado, 17 Maio, as Acções de Formação no modelo de Oficinas, irão decorrer nas instalações da Escola Secundária de Maximinos.

Observações: Taxa de inscrição 1º dia: 20 Euros (inclui almoço e visitas guiadas) / 2º dia: 10 Euros (inclui almoço).



Objectivo - e.Portefólio 2010

«Ante a campanha “e-Portfolio para todos”, lançada pelo Consórcio Europeu EIfEL (European Institute for E-Learning), ninguém mais se pode dar ao descuido de não construir, o mais rapidamente possível, o seu e-portefólio. 2010 está a chegar e como cidadãos europeus que somos, devemos “acompanhar a corrida” a par dos nossos restantes parceiros da Europa!

Qual a razão desta emergência? O e-portefólio é considerado um “instrumento de facilitação da mobilidade, de transparência e do reconhecimento das aprendizagens formais e informais, realizadas ao longo da vida.”

Mas afinal, o que é o e-portefólio?
Historicamente, os portefólios começaram por surgir no campo das artes, como instrumentos de exposição de trabalhos realizados por artistas. Ao longo do tempo, têm vindo a construir-se com diferentes terminologias, como são exemplos os porta-fólios, os processo-fólios, os diários de bordo, dossiers, etc.
Porém, considera-se hoje que o e-portefólio não é um mero “porta folhas”, mas sim um instrumento de trabalho, no qual pode constar uma selecção de trabalhos, documentos, materiais, recursos, etc., considerados relevantes após um processo de análise crítica e de devida fundamentação.

Os e-portefólios (também designados portefólios electrónicos ou webfólios) são as adaptações dos portefólios para o formato digital e surgem como resposta às exigências da actual sociedade.
O aparecimento crescente dos e-portfólios e a importância dada à temática tem vindo a ser motivada pelas “dinâmicas de funcionamento numa economia do conhecimento; pela mudança da natureza das aprendizagens e pela mudança das necessidades dos aprendizes.”»
Fonte deste texto: aqui.

Destacamos o desenho e metodologia criados pelo European Institute for E-Learning cujo trabalho tem vindo a ser consolidado e que resulta numa estratégia bem definida do ponto de vista da articulação com o ensino formal, não formal e profissional.

Deixamos ainda a referência ao projecto MEDEIA.

«O Portal MEDEIA visa ser um espaço de discussão, de apoio e de partilha relativamente às experiências de e-learning, quer do ponto de vista do estudante, quer do ponto de vista do professor/tutor.»


domingo, 11 de maio de 2008

Contacto Directo

Adicionei um recurso a este espaço que permitirá, sempre que estou on-line, que quem acompanha este espaço possa colocar-me questões, dúvidas e/conversar um pouco sobre o processo RVCC. Assim, basta aceder seguindo a barra lateral do lado direito e encontrar uma caixa com o título: Fale Comigo. Sempre que estiver on-line estará indicado com: "JL is on-line". Espero trocar ideias em tempo real com muitos daqueles que visitam este espaço. Mais uma vez, obrigado por tornarem este blog num espaço de partilha.

A Política, a Escola e o Presidente.

"O Presidente da República, no seu discurso nas comemorações do 25 de Abril, falou da falta de conhecimento e motivação dos jovens para a política.

Estranhou o Presidente da República, que os jovens, entre os 15 e os 19 anos, não soubessem quantos países formam a União Europeia, quem tinha sido o primeiro Presidente da República eleito após o 25 de Abril e que o PS tinha maioria absoluta no Parlamento. Estranhou o Presidente da República. Não estranharia qualquer professor de qualquer escola no país. Este facto de o mais alto representante da nação olhar para os jovens e os ver alheados da política e estranhar é que, por si, é estranho. Mais estranho é este facto ser tido como preocupante. A esquerda lembrou ao Presidente da República que também ele era político. A direita falou na importância da História nacional como valor supremo da cidadania. O Primeiro-Ministro concordou a estranheza do Presidente e falou em mudar o rumo às coisas…

A mim, caro leitor, o que me estranha é tanta gente estranhar tanto essa estranha ignorância que grassa nos jovens. Basta, simplesmente, uma pergunta. Sobre o que quer que seja. Política, História, Português, Matemática… Para isso não é preciso um estudo a nível nacional. Basta perguntar a um, dois, três jovens e a resposta será clara. Não digo, obviamente, que todos são assim. A maioria, no entanto, é. Culpa? De todos. De todos nós. Dos pais, dos professores, dos políticos, de todo e qualquer cidadão que quando passa na rua e vê um jovem deitar um papel para ou chão ou gritar em vez de falar não pára e não ensina que não é assim que deve ser… Mas não é da culpa que quero falar. É do que me assusta.

Para o Presidente da República o estranho são factos de memória que qualquer um de nós pode não saber no calor da resposta a um questionário, embora saibamos que não é disso que se trata. A mim, modesto cidadão desta Republica Portuguesa, assusta-me o desconhecimento do funcionamento da Democracia. Serão estes jovens futuros cidadãos em pleno uso dos seus direitos? Saberão eles quais os seus direitos? Não será tão fácil retirar liberdades, garantias, cidadania a estes jovens que desconhecem esse bem maior que é serem livres por direito? Não é assustador que, não sabendo o funcionamento, princípios, direitos e deveres de viver em Democracia estes jovens não saibam também onde começa e acaba a sua liberdade? E ainda mais assustador: terão consciência se um dia lhes roubarem a liberdade?

Sem querer dar lições a ninguém, muito mesmo a altos representantes da nação, não é altura para estranhar. É altura para temer o futuro se a este não dermos um rumo concreto, claro e assente no que os jovens hoje esperam da política e do que a escola pode ser enquanto instrumento de iluminação nesse caminho."

Artigo do autor publicado no Jornal Trevim.