quarta-feira, 18 de julho de 2018

E depois do adeus?


Foto de ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.













Hoje, a 18 de julho de 2018, aconteceu o Encontro Nacional de Centros Qualifica, subordinado à comemoração dos 10 anos do Sistema Nacional de Qualificações. 
Aconteceu em Aveiro, no Centro Cultural e de Congressos, para uma plateia constituída por cerca de 700 participantes, de acordo com os organizadores. 

Gostava de poder dizer que o entusiasmo que ali me levou ficou ainda maior após o evento, mas não foi o caso. 
Apesar de ter sido preparado com um cuidado evidente, o atraso com que começou viria a condicionar o decorrer dos paineis da manhã, com o transbordo consequente para as sessões da tarde. Sim, o horário importa. 
O que também importa, por razões bem diferentes, é a memória do arrepio causado pela Escola Profissional de Música de Espinho, numa introdução irrepreensível e agradabilíssima. Foi tão sublime que houve quem dissesse "Só por isto, já valeu a pena!". 
Mas voltemos ao Encontro. 
É verdade que havia, dentro de mim, expectativas altas, após uma eternidade sem um "banho de Agência", de que falara, aliás, com entusiasmo, a colegas  que estavam, pela primeira vez, em funções no Centro Qualifica. E, à imagem do que acontecera noutros tempos, esperava que houvesse a assunção do que está no core da demanda do Graal na Educação e Formação de Adultos. 

Desculpem-me, mas não consigo dizer o contrário do que sinto: ali faltou fullness, completude.

No que aos paineis diz respeito, a apresentação dos temas foi formal, correta e cheia de palavras. 
Se, por um lado houve, por vezes, palavras a mais, também houve, pelo menos, uma palavra a menos: não houve tempo para a conceder à plateia. Et pourtant... a plateia tinha tanto para dizer, a julgar pelo ruído de fundo constante, que se manteve, desagradavel e teimosamente, ao longo do dia, a velar, com zunzuns, um silêncio precioso que nunca se fez ouvir. Falta de interesse? ou de respeito? de tempo de antena? 

Mas no discurso final, algo aconteceu... o ainda presidente do Conselho Diretivo, Gonçalo Xufre, anunciou a sua saída da ANQEP e futura ida para Paris. 
Muito trabalho foi feito, a julgar pelo que nos foi apresentado e pela recente publicação do livro "Sistema Nacional de Qualificações-10 anos", numa edição da ANQEP. Um trabalho meritório num tempo sem andaimes, em que era imperioso não deixar cair o testemunho em caminhos enlameados de escárnio e ladeados de precipícios preconceituosos. 

Por entre desafios e propostas, vislumbram-se, de novo, interstícios de dúvidas e incertezas: o que virá, agora? A que pressões ficará a Agência sujeita? Quem ocupará esta cadeira em setembro? Que rumo tomará a Aprendizagem ao Longo da Vida e com que seiva financeira poderá esta Árvore contar?
Que silêncios foram estes, afinal? 


Sem comentários: