quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Semana Aprender ao Longo da Vida



Se a Aprendizagem decorre “ao Longo da Vida”, não se resume, naturalmente, a uma simples semana. É, porém, uma forma de reforçar a importância deste Saber que se cultiva todos os dias, por todos, em todos os espaços, de forma consciente ou inconsciente.

De 14 a 18 de novembro tem lugar, pela segunda vez em Portugal, a “Semana Aprender ao Longo da Vida”, organizada pela Associação “O Direito de Aprender”, com envolvimento da ANQEP, do IEFP, da Fundação INATEL, do Plano Nacional de Leitura, da APEFA e da APCEP e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Assim, paulatinamente vão surgindo mais localidades que se tornam verdadeiros palcos de iniciativas: de Mujães (perto de Viana de Castelo) a Ponta Delgada, passando por Pombal, Torres Vedras, Costa da Caparica, Faro e Câmara de Lobos… irão decorrer eventos promovidos por vários agentes e entidades.

As atividades são diversificadas:
  • Colóquio sobre os desafios da Educação e a Formação de Jovens e Adultos em Portugal;
  • Visita guiada aos principais locais históricos, partilha de tradições gastronómicas, cantares e lendas da Ucrânia, Uzbequistão e Portugal;
  • Oficina de bordados;
  • Ateliers de música e de gastronomia.

Trata-se, assim, de uma oportunidade para todos nos reunirmos, convivermos e aprendermos mais, legitimando a comemoração de uma Semana que, na realidade, se estende a toda a vida.


Sem comentários: