quinta-feira, 24 de março de 2016

PIEFA


«O Governo anunciou esta quinta-feira o lançamento de um novo programa de educação e formação de adultos, com o atual ministro da Educação a elogiar os resultados do antigo programa "Novas Oportunidades"»

A notícia, divulgada esta tarde, começa a disseminar-se nos mais diversos grupos e redes sociais (virtuais), sublinhando-se a preocupação e intenção do Ministro da Educação em implementar um novo programa que dê continuidade ao que já se vinha a fazer.

Não é nada de novo ler que «o programa "Novas Oportunidades", lançado a partir de 2007, deixou "marcas muito positivas" ao nível da educação e formação de adultos». Mais do que ler, quem trabalhou na área sabe como isto corresponde à realidade e muitos ganhos poderiam enunciar-se: 
  • Crescente confiança que pais ganharam em apoiar os filhos nos seus estudos
  • Familiarização com as novas tecnologias (consultar o site do IPMA, enviar emails, aceder a redes sociais… descobriram um mundo para lá de um simples clique!)
  • Progressão na carreira (sim, isso aconteceu e, para muitos, significava muito!)
  • Valorização social (por se sentirem mais capazes, informados e iluminados)
  • Maior autoestima pela capacidade de voltar a pegar numa caneta e escrever (quantos portefólios iniciavam sucintos e terminavam em autênticos “livros da vida”!)
  • (...)

Foi um sistema perfeito? Não há perfeição. Sempre houve, no entanto, um assinalável desejo de continuar a fazer e de se procurar ser mais e melhor - e isso apenas se alcança acreditando no que se faz.

Agora espera-se, com expetativa, que se disseminem práticas e que as botijas de oxigénio (em formato de financiamento, acompanhamento e monitorização) saltem das folhas para a prática e sejam mais do que uma intenção: reais.

1 comentário:

Maria Luísa Seabra Azevedo disse...

Pelo menos alguma coisa começa a mexer no âmbito da educação de adultos. Vamos ver como vai ser...