terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dezembro e o Fim do Mundo

Cá estão os dedos a querer falar em nome do coração, declinando, na escrita, a melodia do tormento e da bravura, como quem quer fazer do presente o seu passado e do futuro o seu presente.

Os Centros Novas Oportunidades estão quase a fechar portas. Vai acontecer em dezembro, em parceria com o fim do Mundo, anunciado para esse mês. E, de acordo com esse mesmo protocolo, não se trata de um fim, mas sim de um recomeço.

2013 dará lugar a um outro tipo de entidade.

Pausa.
A espera pode ser a melhor oportunidade para olhar para o caminho.
Ver o que foi feito e gostar.
Reconhecer a criação como sua, enquanto produto do trabalho desenvolvido por uma equipa, em torno de um objetivo comum, no mesmo barco, dando força motriz aos remos, deixando ao mar gotas de suor cheias de pensamentos criativos e diligentes.

Trabalhar num Centro Novas Oportunidades foi uma experiência profissional inesquecível, porque também foi uma experiência de transformação pessoal e de crescimento individual. O processo de reconhecimento e validação de competências colocou-nos no core do Estado da Arte, quanto à problemática da literacia, pelas veredas de um país ainda intelectualmente sonolento, vítima de tantos anos de humilhação e de desprezo.

Prazer.
Foi um tempo para fazer as pazes com o que de melhor Portugal oferece. Nos olhos de Maria, João,  Margarida ou  Tomé, o brilho de se saber visto e ouvido, com o que de mais assertivo se pode encontrar no ato de escutar e de olhar, foi a recompensa-mor para tantos profissionais da Educação e Formação de Adultos.

Paradigma.
Haverá motivação maior que o entusiasmo? Aquele com que os técnicos e técnicas abraçaram a causa da formação de adultos permitiu transformar o modo de pensar de uma grande parte da população visada. As mulheres e os homens que hoje questionam o mundo que os rodeia aprenderam a usar dos seus direitos de Cidadania. São esses que ensinam os filhos a amar o conhecimento e a liberdade de pensar. São esses que lêem com prazer e que aprenderam a questionar  o que lêem. Agora, querem outros horizontes, mais abrangentes, maiores, mais exigentes, melhores, porque a essência da natureza lusitana, essa, nunca mais será a mesma.

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" Albert Einstein

2 comentários:

Maria Sobral disse...

O CNO nasceu associado a uma “gente governativa” como que não me identifiquei nem identifico. Pior do que “esta gente” não é, o que seria muito difícil, mas…
No entanto, o CNO da ESDICA nasceu, desde o primeiro momento, associado a uma gente muito boa, muito íntegra, muito profissional com que sempre me identifiquei e identifico.
Parabéns, Anabela. Por discutível que a ideia do processo de RVCC possa ser (Eu sei que tu sabes e aceitas que todas as ideias são discutíveis…), tu foste o rosto da melhor concretização possível. Tu com a tua competência, seriedade e entusiasmo contagiante, tu e a equipa que construíste, dignificaram uma ideia, recriaram um projeto com uma marca inconfundível.

Florentino Silva disse...

Parabens! As suas palavras ligam-nos e são a esperança dessa continuição.
Obrigado.