quarta-feira, 25 de julho de 2012

As Férias e o Portal de Agosto


O blog vai de férias. Quando regressar, em setembro, teremos passado pelo Portal de Agosto, zona paradoxal de transformação referencial.

Recordo, com orgulho, cada momento que, nesta viagem, nos permitiu crescer e fazer da nossa missão, na Educação e Formação de Adultos, uma oportunidade para ajudar outros a seguir o seu caminho, na senda da qualificação. Houve principalmente pedras, daquelas que moldam os passos, como as que encontramos nas caminhadas à beira-mar, quando descalços, em busca de conchas e búzios; mas conseguimos fazer dessas pedras ponto de apoio, para construir e erguer embarcações resistentes, adequadas à vida em alto-mar.

Agora, há um silêncio instalado, em lamento de fado invisível, que se abateu como um manto, nos sorrisos outrora radiosos da tripulação do meu barco. O breu do mês de setembro vai paulatinamente roendo as velas e o mastro, desnorteando bússolas e sextantes, enquanto os quatro ventos sussurram boatos e rumores, em sorvedouros de esperança. 

Ora, até no abismo, é possível encontrar vida. As conchas, os búzios e as pedras, os sorrisos e a alma, sobretudo a alma, movem-nos até onde quisermos ir. Levamos na bagagem muito mais do que tínhamos antes desta odisseia; estamos mais ricos, sim, ricos de experiência feita de laços e de nós, que só os marinheiros sabem fazer. E é a força dessas cordas que vai continuar a vibrar, harmonicamente, em murmúrios de mar, à espera de novas aventuras. 

Juntos, fizemos esta viagem, crescemos e aprendemos a desenhar um mundo cada vez melhor, feito de pedras e búzios e conchas, aparentemente construído na areia, na realidade, ancorado no coração do amanhã e pintado de cânticos góticos, como os que se conseguem ouvir no Panteão das Capelas Imperfeitas.

Até setembro, marinheiros.




2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada pelo Blogue e votos de umas excelentes férias! Que setembro traga consigo a bússola da Justiça que faça levantar a âncora da Verdade e da Esperança na Educação e Formação de Adultos...

Bem Haja!

Anónimo disse...

O RVCC vai continuar?