terça-feira, 5 de junho de 2012

Resiliências



Depois de Emmy Werner, a resiliência passou a ser percebida como uma virtude: a capacidade de se desenvolver com sucesso em ambientes potencialmente adversos, a capacidade de recuperar a forma original depois de ter passado por condições muito adversas. A resiliência permite-nos resistir (aguentar a barra) e ainda tirar proveito dos obstáculos encontrados, usando-os. 
O termo vem do latim: resilire (rĕsilio, silire, silui), que significa saltar de novo, ricochetear. Trata-se portanto de recomeçar, não no mesmo lugar, mas saltar um pouco ao lado para continuar a avançar. 
Resilir também significa libertar-se de qualquer coisa. Depois da ferida, o ser humano resiste e cresce, sem fixar o seu olhar na ferida, mas fazendo, dessa ferida, força para um desenvolvimento ainda mais significativo.
"Uma nova consciência começa a surgir: o homem,confrontado de todos os lados com as incertezas, é levado numa nova aventura. É preciso aprender a enfrentar a incerteza, já que vivemos numa época de mudanças em que os valores são ambivalentes, em que tudo está ligado".
Edgar Morin (1921-)pensador francês.
Há, na história da humanidade, catástrofes e destruições, dilúvios e migrações, terramotos e incêndios, ressaltos e obstáculos, ameaças e tormentos, opressões e guerras, guetos e escravaturas, colonialismos e apartheids, fascismos e ditaduras, conflitos e rebeliões, revoluções sangrentas e cabeças cortadas, perseguições e impiedades, extermínios e genocídios, prisões e execuções sumárias, injustiças e demagogias, mentiras e falsas promessas, ambivalências e incertezas...


Há, na natureza, pano de fundo da história da humanidade, exemplos extraordinários de resiliência, que nos surpreendem, porque percebemos que são o resultado da projeção de sinergias heroicamente mobilizadas, depois de terem sido sujeitas às mesmas catástrofes, destruições, dilúvios, migrações...

De igual modo, os Homens e as Mulheres têm, no seu património genético, as mesmas energias criadoras e são portadores de sementes de força, convicção, confiança, respeito, pertença, colaboração criativa, adaptabilidade e desenvolvimento. Para além da adenina, guanina, timina, citosina e uracila, estes Homens e estas Mulheres também são compostos de amor pela vida e pelos seus valores. 



Sem comentários: