sexta-feira, 4 de maio de 2012

ANPEFA- Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos



"Reunidos em Moscavide no passado sábado, 28 de abril, dezenas de profissionais ligados à Educação e Formação de Adultos, de todo o país, elegeram os órgãos sociais da ANPEFA – Associação Nacional de Profissionais de Educação de Adultos.
Esta associação, nacional e apartidária, tem como principais objetivos, entre outros, promover a criação de uma comunidade nacional de profissionais de Educação e Formação de Adultos, o seu aperfeiçoamento e formação contínua, mormente através de atividades de orientação, conceção e desenvolvimento de projetos pessoais e profissionais. Para tal, irá assumir-se como parceira e/ou interlocutora na representação dos profissionais de Educação e Formação de Adultos junto do Governo, da tutela, dos parceiros educativos e formativos, das entidades patronais e das diversas instituições ao nível local, regional e nacional, velando assim pelos direitos e deveres profissionais dos membros da Associação."
 in NOTA DE IMPRENSA de 02/05/2012  que pode ler na íntegra AQUI


Os nossos parabéns aos homens e às mulheres que uniram sinergias para criar a ANPEFA, depois de um período de gestação promissor na sua essência. 
Conscientes de que a união faz a força, meteram mãos à obra e lançaram as primeiras pedras do edifício que pode vir a acolher a egrégora dos profissionais da Educação e Formação de Adultos, perspetivando já a preparação para a implementação da política de coesão da União Europeia.
As propostas para 2014-2020 foram apresentadas pela Comissão Europeia e encontram-se em debate. 
Ressalta dessas propostas os quatro objetivos temáticos previstos para o Fundo Social Europeu: 

(i) promover o emprego e apoiar a mobilidade laboral;
(ii) investir na educação, competências e aprendizagem ao longo da vida;
(iii) promover a inclusão social e luta contra a pobreza e
(iv) promover a capacidade institucional e eficiência da administração pública

Para saber mais: AQUI

Espera-se que estas propostas possam ser aprovadas pelo Parlamento Europeu e Conselho até ao final de 2012. Até lá, enquanto Portugal se deixa esmagar pela ilusão austera do peso excessivo das medidas adotadas e não acerta com o passo, marca passo, ou fica-se pelo passo doble... da Europa, a ANPEFA abre-nos perspetivas de futuro, pelo enquadramento seguro que oferece aos associados e à população que, entretanto, venha a beneficiar da sua intervenção.
Os nossos votos de sucesso aos dirigentes dos órgãos sociais recentemente eleitos e, em particular, ao Dr. Sérgio Rodrigues, Presidente da Direção.

Sem comentários: