terça-feira, 6 de março de 2012

Educação e Formação de Adultos em 2020


A Comissão Europeia organizou uma conferência, que decorreu em Bruxelas, nos dias 27 e 28 de fevereiro, para o lançamento da Agenda Europeia para a Educação de Adultos.

A Agenda Europeia para a Educação de Adultos, agora revista, representa uma consolidação da política da União Europeia em matéria de educação de adultos e constitui o enquadramento para a cooperação europeia em educação e formação. Tendo em vista permitir que todos os adultos desenvolvam e melhorem as suas competências técnicas e gerais ao longo da vida, a nova Agenda baseia-se nos resultados positivos do Plano de Acção para a Educação de Adultos (2008-2010) e vem complementar iniciativas políticas em curso nas áreas da educação escolar, ensino superior (Processo de Bolonha) e educação e formação profissional (Processo de Copenhaga).

A visão da U.E. para os sistemas de educação de adultos em 2020 caracteriza-se por uma procura crescente de acesso a oportunidades educativas de elevada qualidade, a qualquer momento da vida, e por um papel reforçado por parte das autarquias, empregadores, parceiros sociais, sociedade civil e organizações culturais.

A nova Agenda põe a tónica nos seguintes aspectos:

- autonomia do aprendente, mas também responsabilização deste/desta pelo respetivo percurso e resultados de aprendizagem;
- aprendizagens tardias durante a vida que promovam um envelhecimento ativo, autónomo e sadio entre os cidadãos seniores, enquanto se procura utilizar os seus conhecimentos e experiência em benefício da sociedade;
- um maior acesso ao ensino superior por parte dos adultos;
- desenvolvimento de novas competências necessárias a uma participação activa na sociedade moderna;
- solidariedade entre os diferentes grupos etários, entre culturas e povos oriundos dos mais diversos contextos

Assim pensa a Europa...

Para saber mais: AQUI

Sem comentários: