sábado, 3 de dezembro de 2011

Enquanto o Futuro não chega...



Foi publicado, pela Comissão Europeia (JRC-IPTS), um novo relatório sobre o futuro da educação. Uma visão futurista em que se identificam desafios importantes.



A Europa e os seus cidadãos enfrentam e continuarão a enfrentar muitos desafios socio-econômicos, demográficos, ambientais e tecnológicos. A educação e a formação terão de desempenhar um papel crucial na resposta a estes desafios, preparando a sociedade adequadamente para a vida do futuro. No entanto, para isso, é necessário prever quais as competências que serão relevantes e como serão adquiridas no período de 2020 a 2030.
Individualizada, colaborativa e informal: é assim que a visão nos retrata a aprendizagem no futuro. Nada de novo, dirão alguns, mas algo deverá mudar ao nível das decisões políticas e económicas para que o sistema educativo se consiga adequar à ubiquidade evidente da informação e do recurso às tecnologias da comunicação.
Uma mudança de paradigma na conceptualização da Aprendizagem acrescenta a dimensão da metacognição à da aprendizagem ao longo da vida, valorizando todo o saber, em todos os domínios, ao longo de toda a vida.


Para ter acesso ao relatório: (Inglês)

E enquanto o futuro não chega, deixo-vos com esta proposta para reflexão: 



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