sábado, 15 de outubro de 2011

PALADIN International Conference


þ  Proporcionar um espaço de formação e debate sobre as novas exigências e desafios levantados pelo envelhecimento da população em Portugal e na Europa.
þ  Contribuir para a reflexão em torno da promoção do envelhecimento ativo, nas suas diversas vertentes, por parte dos diferentes profissionais das ciências sociais e humanas, tanto numa perspetiva de prevenção como de intervenção.
þ  Promover a formação de técnicos, investigadores e estudantes sobre a potenciação da capacidade de aprendizagem das pessoas seniores, numa perspetiva de empowerment e de desenvolvimento da sua autonomia.
þ  Divulgar e refletir em torno de resultados de investigações realizadas em diferentes áreas do saber que possam informar as práticas de promoção da qualidade de vida das pessoas seniores em diferentes domínios.
þ  Disseminar os resultados do Projeto Palladin, dando a conhecer os recursos disponíveis para a formação, quer dos profissionais de diferentes áreas que trabalham com pessoas seniores, quer dos próprios seniores numa perspetiva de autoformação favorecedora da sua qualidade de vida.

São estes os objetivos da “PALADIN International Conference – Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges”, que decorrerá de 20 a 21 de outubro na Universidade de Coimbra.

Pretende-se que este seja um contributo significativo para elevar a participação dos seniores nas atividades de educação e formação, numa perspetiva de empowerment, bem como para promover o seu envelhecimento ativo em áreas tão importantes da vida quotidiana como sejam a saúde, a atividade, a educação, a cidadania e as finanças.
As sociedades atuais encontram-se numa trajetória nunca antes alcançada, em termos civilizacionais, devido ao aumento sem paralelo da esperança média de vida e ao consequente incremento bastante significativo de pessoas seniores, tendo para isso em muito contribuído o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, dos cuidados de saúde, a democratização do acesso à educação, entre outros factores.

O envelhecimento populacional levanta, assim, numerosos desafios à reorganização das diversas estruturas sociais, mas realça também, num foco positivo, que as potencialidades de desenvolvimento e de aprendizagem dos seniores constituem uma fonte inesgotável de riqueza para as sociedades.
É necessário, porém, que as diversas estruturas e serviços, bem como os técnicos que nelas desenvolvem as suas atividades profissionais, sejam capazes de fomentar efetivamente a estimulação dessas potencialidades, contribuindo para contrariar a reduzida participação na educação da população sénior e para promover a sua autonomia.

Para mais informações, Direito de Aprender e… abrindo a porta (digital ou real) da Faculdadede Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

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