quinta-feira, 2 de junho de 2011

Portal do Quadro Europeu de Qualificações

A Comissão Europeia criou recentemente um portal electrónico dedicado ao Quadro Europeu de Qualificações (EQF), que oferece um referencial comum de grande utilidade para comparar sistemas, quadros e níveis de qualificação de escala nacional. Serve, ainda, de instrumento de tradução, ao tornar as qualificações dos diferentes sistemas e países da Europa mais inteligíveis e compreensíveis, promovendo a aprendizagem ao longo e através da vida, bem como a mobilidade dos cidadãos europeus para estudar ou para trabalhar além fronteiras.
A fim de operacionalizar o EQF, os países europeus que participam no “Educação e Formação 2020” são convidados a articular os seus níveis de qualificação nacionais com os níveis adequados do EQF e a indicar, em todos os novos certificados de qualificação, diplomas e documentos Europass, o nível de EQF relevante.
Este portal também disponibiliza informações sobre a implementação do “EQF” e sobre “Termos Chave” já acordados entre todos os países que participam no “EQF” e que devem ser adoptados em todos os processos de cooperação entre actores nacionais e internacionais aquando da implementação do “EQF”. Procura ainda recolher “Documentação” pertinente: textos legais da Recomendação sobre a criação do “EQF”, outros documentos políticos chave e notas “EQF”, assim como “Links” úteis que conduzem a outras fontes de informação que podem ser utilizadas para comparar qualificações.
Através deste portal, é também possível ler e assinar as várias edições da “EQF Newsletter”.
Fonte: aqui

Sem comentários: