quinta-feira, 14 de abril de 2011

Semana de Aprendizagem ao Longo da Vida no Parlamento Europeu


A Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA), juntamente com outros parceiros na Plataforma Europeia da Sociedade Civil para a Aprendizagem ao Longo da Vida (EUCIS LLL), participou na primeira Semana de Aprendizagem ao Longo da Vida, que se realizou em meados de Março no Parlamento Europeu. A EAEA apresentou o seu próprio stand e despertou grande interesse com os seus materiais, sobretudo a brochura Grundtvig, a Newsletter e a brochura sobre participação.

Durante a semana, Pierre Mairesse, Director para a Aprendizagem ao Longo da Vida, na Direcção-Geral EAC, veio encontrar-se com membros da EUCIS a quem apresentou os principais desenvolvimentos próximos, do ponto de vista da Comissão. Incluem-se aqui novas informações sobre:


- a proposta para um novo Programa de Aprendizagem ao longo da Vida;

- um novo Plano de Acção e Comunicações da Comissão sobre sociedade civil;

- multilinguismo.

Com organização conjunta da EUCIS e da SOLIDAR, teve lugar uma Mesa Redonda no Parlamento Europeu sobre os efeitos das medidas de austeridade na educação e formação, tendo-se ouvido contributos de França, Irlanda e Letónia sobre o impacto dos cortes na Aprendizagem ao Longo da Vida.


Em representação da EAEA, Gina Ebner apresentou algumas recomendações, tais como: necessidade de um financiamento sustentável; consultas à sociedade civil; políticas assentes em resultados concretos devidamente avaliados; novos projectos inovadores integrados nas políticas centrais.


Participaram também vários deputados europeus, incluindo membros do Comité para a Educação e Cultura. Houve ainda ocasião para um debate público sobre o impacto e o valor acrescentado dos esquemas de mobilidade e de aprendizagem transnacionais relativamente à produção de competências pessoais, sociais e cívicas. Também aqui se apresentaram recomendações visando a melhoria dos programas de mobilidade, para que mais grupos da população adulta possam participar, para que os participantes aproveitem ao máximo estas experiências educativas e para que tanto a cidadania activa como o desenvolvimento pessoal sejam reconhecidos como de importância igual à empregabilidade.


Mais informações: EAEA


Fonte: Direito de Aprender

Sem comentários: