sábado, 26 de fevereiro de 2011

“A Educação de Adultos: uma dupla oportunidade na família”


Este é o nome de uma publicação coordenada por Lucília Salgado, investigadora e docente na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), que reúne as comunicações apresentadas no I Encontro Internacional de Literacia Familiar, realizado em Novembro de 2009, nas instalações da ESEC.
Sob o tema “As novas potencialidades da educação de adultos na construção do sucesso escolar dos filhos”, Lucília Salgado apresenta as problemáticas que considera estarem na génese do insucesso escolar das crianças à entrada para o ensino básico, destacando, neste âmbito, a construção da hipótese de que através da educação de adultos (nomeadamente através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) será possível criar condições de base para o sucesso das crianças a partir da altura em que estas, ainda jovens, iniciam o seu percurso escolar.

A obra encontra-se dividida em três partes:

  1. A Génese do (In) sucesso Escolar: na escola e na família
  2. A Construção do Sucesso Escolar
  3. O Projecto de Escolarização para os Filhos e a Literacia Familiar: contexto e práticas

É precisamente nesta última parte que são apresentados textos que incidem sobre a importância da educação de adultos, nomeadamente sobre a forma como o processo de RVCC desenvolvido nos Centros Novas Oportunidades, facilita e potencia a introdução de hábitos e práticas de leitura e de escrita na família, duas vertentes fundamentais na aprendizagem da linguagem escrita no início da escolaridade. A isto se junta a tentativa de compreender se o adulto que realizou um processo de RVCC modifica a sua interacção com os filhos e em que medida as novas competências e conhecimentos adquiridos permitem que os pais incutam nos filhos valores que passem pela vontade e interesse pela escolarização.

Fonte: ANQ

Sem comentários: