domingo, 7 de março de 2010

Projecto É Fácil Ler

Na sequência de um dos posts anteriores, sobre o Projecto Novas Oportunidades a Ler +, achei pertinente partilhar aqui um projecto com o qual tive contacto há pouco tempo e  que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Parece-me extremamente interessante e pode servir de inspiração a outras equipas e comunidades para a promoção da leitura.

"O projecto ÉFÁcil Ler, dirigido aos formandos dos cursos EFA do concelho de Vizela, tem como objectivo aproximá-los dos livros e da leitura, aproveitando a sua reaproximação à escola e a sua vontade de aprender. Assim, e à semelhança do que Daniel Pennac nos conta em Como um Romance, serão celebrados Contratos de Leitura com cada turma envolvida, nos quais se estipula a leitura de um livro por ano (mínimo), previamente seleccionado entre os alunos. Essa leitura será da responsabilidade do professor e dos próprios alunos, estando reservados 10 minutos da aula para o efeito. O livro será trabalhado ao longo do ano, e por altura da Feira do Livro (Maio), organizada pela Câmara Municipal de Vizela, cada turma fará a sua apresentação, seja em dramatização, expressão plástica, narração oral, exposição, música, tal como decidido anteriormente pela turma. Os professores participantes do projecto poderão frequentar uma formação breve, cujo objectivo é o de os capacitar com estratégias de promoção do livro e da leitura.
Paralelamente à leitura em sala de aula, e, tendo em conta que os envolvidos no projecto, alunos de Cursos EFA, entre a carga horária laboral e a escolar não dispõe de tempo livre para frequentar a biblioteca municipal, será promovido o Baú de Livros, uma biblioteca itinerante que percorrerá quinzenalmente as escolas e instituições parceiras do projecto, facilitando assim o acesso ao livro e à leitura. A constituição do fundo documental do Baú de Livros resultará de orientações dos técnicos, dos professores envolvidos e dos próprios alunos, sendo que será solicitada a cada turma a indicação de 20 títulos que gostariam de ver integrados no Baú.
Como actividades paralelas e de sustentação estão também previstas visitas à biblioteca municipal para todos os participantes e a participação em dois ateliers/ ano, à escolha das turmas envolvidas, de entre: Oficina de pesquisa na internet, Pesquisa bibliográfica, Como realizar um trabalho escrito, Contadores de Histórias, Escrita Criativa e Poesia solta.
Por fim, a criação de um Blog/Fórum permitirá a troca de ideias entre os envolvidos e tornar visíveis as actividades realizadas no projecto."

Sem comentários: