terça-feira, 23 de março de 2010

Português para Todos!


No âmbito das actividades do Programa Português para Todos (PPT), irá decorrer, no dia 24 de Março, pelas 14h30, no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, em Lisboa, uma sessão pública de divulgação dos referenciais integrados no projecto “Português para falantes de outras línguas”, desenvolvido em parceria entre a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

  • Os referenciais relativos ao nível de proficiência A (Utilizador elementar) e B (Utilizador independente) serão apresentados pelas autoras dos mesmos (Maria José Grosso, Ana Tavares e Marina Tavares, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
  • Os referenciais técnicos relativos a quatro sectores (Engenharia e Construção Civil, Comércio, Hotelaria e Serviços de Beleza) serão apresentados por representantes das equipas de projecto envolvidas na sua criação.
Estes materiais favorecem o trabalho que tem vindo a ser efectuado no âmbito do Programa Português para Todos, uma iniciativa conjunta entre a Presidência do Conselho de Ministros, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e o Ministério da Educação.
De entre as actividades asseguradas pelo PPT destacam-se os cursos de formação de português para imigrantes que permitem o acesso à nacionalidade, à autorização de residência permanente e/ou ao estatuto de longa duração, bem como os cursos de português técnico para os sectores acima referidos.

Sem comentários: