domingo, 31 de janeiro de 2010

Manual para facilitadores em Educação Não Formal

O objectivo do Conselho da Europa sobre políticas de juventude consiste em proporcionar aos jovens iguais oportunidades e experiências, que lhes permitam desenvolver os conhecimentos, aptidões e competências para desempenhar um papel activo em todos os espaços da sociedade.

O programa de actividades visa associar os jovens (através de organizações governamentais e não governamentais de juventude) às metas e prioridades da política da juventude do Conselho da Europa. Os participantes nas acções de educação e formação são os multiplicadores que, dentro das suas organizações de juventude ou instituições, estão envolvidos na formação de outros jovens e/ou na concepção de actividades e programas que põem em prática os valores, normas e objectivos que presidem à política da juventude do Conselho da Europa.
A qualidade destas actividades depende das competências e do talento dos facilitadores destes processos educacionais, muitos dos quais são voluntários de organizações de juventude na comunidade. O Manual foi desenvolvido com o fim de os apoiar nesse papel (especialmente quando fazem parte das equipas pedagógicas das sessões de estudo no Centro Europeu da Juventude) e fornece informações essenciais e dicas práticas para todos os que estão envolvidos em equipas de planeamento e desenvolvimento de actividades interculturais de educação não-formal. Este Manual é parte integrante dos esforços do Conselho da Europa para o sector juventude, para apoiar e desenvolver a qualidade das actividades de educação não formal na Europa e, com isso, pretende contribuir para aumentar o reconhecimento deste sector da educação.

Fonte: aqui

Sem comentários: