sábado, 30 de janeiro de 2010

Encontro Rede CNO Centro

O Modelo de Auto-Avaliação CAF (Common Assessment Framework) está a ser implementado nos Centros Novas Oportunidades desde Maio de 2009. No entanto, os Centros que iniciaram a sua actividade em 2008 apenas vão implementá-lo este ano. Por isso mesmo, o tema escolhido pelo Centro Novas Oportunidades da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) não podia ser mais oportuno para todos os que se reuniram em mais um Encontro da Rede CNO Centro, naquela cidade. Depois da apresentação do Prof. Rodrigo Queiroz e Melo, da Universidade Católica, e da partilha de alguns Centros que já implementaram o CAF, que desmistificaram um pouco a complexidade do processo, bem como apresentaram algumas estratégias para superar as dificuldades com que se depararam, as conclusões acabaram por ser positivas. Entre elas, destacamos:

- A perspectiva do modelo de auto-avaliação como um referencial de competências-chave, o que leva as equipas a olharem-se ao espelho e a fazerem o seu próprio balanço de competências, tal como é pedido aos candidatos em processo RVCC;

- A importância da sistematização de algumas práticas e a sua consequente melhoria contínua;

- A necessidade de as equipas serem humildes na sua própria avaliação e também realistas na elaboração do seu plano de acções de melhoria;

- A urgência da partilha de práticas e da sua possível melhoria, para que as equipas aprendam umas com as outras como podem alcançar a excelência nos diferentes crtérios avaliados.

Neste espírito, deixamos para partilha uma das apresentações (curiosamente todas foram extremamente semelhantes) e o excelente vídeo apresentado pela equipa do Centro Novas Oportunidades do NERGA.

A todos, mais uma vez, agradeço e louvo a forma como decorreu este Encontro, certamente enriquecedor para todos os que nele puderam participar. Esperamos que outras redes de Centros surjam e sigam o exemplo desta!




Sem comentários: