terça-feira, 12 de janeiro de 2010

E là fora, como se faz? O desafio da diferença

Em busca do tempo perdido, andei virtualmente na terra de Proust, a ver se encontrava outras formas de proceder. Encontrei um curso intensivo de preparação para a sessão de Júri, com a duração de dois dias, a pagar, durante os quais o candidato é "iniciado" aos princípios da "Reconnaissance des acquis et de l'expérience". O objectivo principal destes dois dias é o de ajudar o candidato a constituir um dossier que será apresentado perante o Júri , graças à recolha de documentos comprovativos de formação e de experiência profissional pertinentes.
O que me chamou mais a atenção foi o facto de começarem pela explicação do que é uma sessão de Júri , do que deve conter o dossier, o que escolher e como redigir. Parece-me bem mais eficaz que a já tradicional Explicitação de Referencial adoptada pela grande maioria dos nossos Centros Novas Oportunidades, que nos tem trazido tanta hesitação por parte dos candidatos, levando por vezes à sua desistência, quantas vezes encapotada de suspensão, pela complexidade revelada na abordagem, sobretudo quando se trata do Processo de Nível Secundário. No final destes dois dias intensivos, é suposto o candidato levar consigo um dossier praticamente pronto.
Pondo de parte outros aspectos bem discutíveis, parece-me pertinente olharmos para este exemplo como um desafio: e se estivéssemos a complicar? e a exigir demais? E se pudéssemos simplificar a vida aos candidatos que procuram os Centros Novas Oportunidades?

Sem comentários: