domingo, 10 de janeiro de 2010

E agora?

De vez em quando gosto de recuperar os meus livros de Filosofia do 10.º e 11.º anos de escolaridade. Acordá-los das estantes. Abrir cada um deles novamente. Por vezes, também eles têm saudades de se sentirem acarinhados e úteis.
E, com esse gesto, solta-se sempre um pouco da magia que senti quando aprendi aquilo que corresponde a uma gota de água de um imenso oceano que é a Filosofia.
Ao percorrer as páginas, revi e recordei uma das imagens sobre a qual, na altura, tive de elaborar textos reflexivos. Era esta:

De certa forma, considero que pode relacionar-se com o Processo de RVCC (ou outra via educativa/formativa). E porquê?
Seguindo a sequência das imagens:
  1. Numa fase inicial, as ideias parecem estar todas enroladas... “Por onde começo?”, pensarão muitos adultos/candidatos.
  2. Uma mistura de sentimentos desponta: ansiedade, (des)ânimo, persistência, cansaço, entusiasmo...
  3. Chega um momento em que as ideias começam a clarear. Os conceitos, as palavras, as reflexões começam a fazer sentido. A filosofia do Processo de RVCC (ou de outro percurso educativo e/ou formativo) é apreendida e compreendida e serve de bússola às reflexões (que assumem um rumo e uma direcção mais definidos, concretos, com sentido e consentidas).
  4. E agora?! Resolvidos os problemas, terminado o Processo, ultrapassada a Sessão de Júri... E agora? O que fazer? Parar?!
Somos seres em devir. Insatisfeitos. Por isso, tentamos sempre encontrar respostas e saciar a curiosidade. Resolver problemas, subir degraus, descobrir mais, saber mais... Depois de um 9.º ano ou de um 12.º ano, não se deve parar.
Esse será mais um passo do início de uma longa caminhada, que se deseja profícua e promissora.
E, numa sociedade que tanto sensibiliza e alerta para a necessidade de (auto)formação, qualquer passo deve ser dado sempre no sentido do investimento numa aprendizagem contínua.

1 comentário:

JL disse...

Muito interessante. Gostei da abordagem. :) Os livros de Filosofia são um mundo a explorar... sempre.