segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

As Novas Oportunidades contribuem para melhorar a literacia dos portugueses



"O relatório «A Dimensão Económica da Literacia em Portugal: uma análise», apresentado pelo seu coordenador, Scott Murray, na conferência realizada em Lisboa, conclui que é necessário dar continuidade às reformas educativas em curso em Portugal, para que o País possa manter a competitividade nos mercados internacionais.

Este estudo, realizado pela Data Angel, apresenta uma perspectiva não técnica do modo como os economistas encaram a literacia, encarado como um importante motor do crescimento económico e do desenvolvimento social equilibrado dos países. (...)

Um pilar considerado decisivo, pelos autores do estudo, para aumentar as competências de literacia em Portugal é o desenvolvimento da iniciativa Novas Oportunidades, destinada aos jovens em risco de abandonar o sistema educativo e aos adultos que necessitam de complementar a sua formação.

Assim, se a conclusão do ensino secundário é vista como um indicador determinante que maximiza a probabilidade de os estudantes atingirem um patamar mais elevado ao nível da literacia, o investimento na literacia dos adultos é baseado num argumento de ordem económica, na medida em que se reflecte na melhoria das condições no que respeita ao emprego, ao nível de vida e de saúde dos cidadãos.

Sem a aposta na melhoria da literacia dos adultos, a eficácia do PNL corre o risco de diminuir, já que as crianças que vivem em agregados familiares caracterizados por baixos níveis de escolaridade dos pais e pouca prática de leitura são menos receptivas aos incentivos criados pelo PNL.

De acordo com o relatório, o maior enfoque em programas de literacia dirigidos às famílias tem o potencial de melhorar, ao mesmo tempo, os níveis de competências de literacia de ambas as gerações..."

Fonte: www.portugal.gov.pt

O Documento


Sem comentários: