quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Planificar a qualificação

De acordo com a Carta de Qualidade dos Centros Novas Oportunidades, após a etapa de certificação de competências está ainda previsto o acompanhamento ao Plano de Desenvolvimento Pessoal. "Esta etapa consiste na definição de um Plano de Desenvolvimento Pessoal para cada adulto certificado pelo Centro Novas Oportunidades, tendo em vista a continuação do seu percurso de qualificação/aprendizagem ao longo da vida após o processo de RVCC.
Este Plano, articulado entre a equipa pedagógica e o adulto em sessões individuais, toma forma na definição do projecto pessoal e profissional do adulto, com a identificação de possibilidades de prosseguimento das aprendizagens, de apoio ao desenvolvimento de iniciativas de criação de auto emprego e/ou de apoio à progressão/reconversão profissional."

Esta etapa corre o risco, na minha opinião, de se tornar na prática apenas um pro forma, com o preenchimento de um documento, mas é da maior relevância para o percurso de qualificação do adulto, bem como para o seu projecto de vida, uma vez que um dos pressupostos da sua definição/ negociação é a importância da aprendizagem ao longo da vida.
Há um aspecto importante na concretização do Plano de Desenvolvimento Pessoal, que é necessário salientar. O Plano deve começar a desenhar-se logo desde a entrada do adulto no Centro, com a exploração das suas motivações, expectativas, projectos, ou seja, tudo o que consta da etapa de diagnóstico e encaminhamento, da responsabilidade do Técnico de Diagnóstico. Para além disso, é importante que continue a ser trabalhado ao longo de todo o percurso do candidato, sempre que necessário em articulação com o Técnico de Diagnóstico, para que no final seja "apenas" um reforço de tudo o que já foi trabalhado anteriormente. No fundo, o PDP deve ser um processo, não apenas um resultado, e a sua construção está inerente ao próprio conceito de balanço de competências e de orientação vocacional.
Na definição do Plano de Desenvolvimento Pessoal, é essencial que o Profissional RVC que acompanha o adulto conheça a rede de ofertas educativas/formativas para melhor o poder orientar, de acordo com as suas necessidades e motivações. Um instrumento fundamental neste trabalho é o Catálogo Nacional de Qualificações, cuja consulta deve ser incentivada.

Fica um exemplo de um modelo de PDP que já foi anteriormente divulgado, mas que pode ser um ponto de partida para a operacionalização desta etapa. Fica, também, o desafio às equipas de partilharem neste espaço outros modelos que utilizem na prática!
PDP


View more documents from rvccno.

Sem comentários: