sexta-feira, 23 de outubro de 2009

QREN - laboratório de mudança

«Faz dois anos que o QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), pacote de fundos comunitários que Portugal vai receber até 2013, foi formalmente aprovado pela Comissão Europeia. Passado este tempo, e no meio de uma profunda crise financeira internacional, continua a ser evidente no nosso país a falta de um Modelo de Desenvolvimento que seja partilhado sob a forma de Contrato Estratégico entre o Estado e a Sociedade Civil. Os actores económicos e sociais (Municípios, Empresas, Universidades, Centros de Inovação) preocupam-se unicamente com a sua sobrevivência conjuntural e com isso desperdiçam a oportunidade única de fazer do QREN uma aposta sustentada para o futuro do país.
O QREN foi concebido como um instrumento inovador para dar resposta às novas exigências que a competição da economia global e os novos fenómenos sociais exigem ao nosso país.

(...)

A avaliação de dois anos de QREN mostra que novas estratégias têm que ser adoptadas. A revolução social que o nosso país tem que empreender não se consegue fazer sem rupturas. Todos, desde o Estado às Empresas, passando pelas Universidades, têm que dar o exemplo. Por isso importa que o QREN seja um laboratório dessa mudança.»
Fonte: aqui


Não estaremos a atravessar uma ruptura de paradigmas premente e necessária? O Homem é um ser em devir. E poderá actuar fazendo desse "laboratório" uma realidade que se coadune com os pressupostos de uma sociedade em constante movimento - a Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Sem comentários: