quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Para recordar... A importância do CNQ

Por muito que se fale actualmente do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), é sempre importante recordar a sua centralidade e relevância, não só para as equipas, mas também para empregadores e para adultos. Aliás, é fundamental que as equipas tentem promover a consulta do Catálogo por parte dos candidatos, em diferentes momentos, quer na etapa de diagnóstico e encaminhamento, quer ao longo do próprio processo RVCC. Este é um instrumento essencial aquando da formalização do Plano de Desenvolvimento Pessoal, por exemplo.

"O CNQ é um instrumento...

- de gestão estratégica das qualificações nacionais de nível não superior;

- de regulação da oferta formativa de dupla certificação cujo financiamento público será sujeito à conformidade face aos referenciais nele contidos;

- que integra referenciais de qualificação únicos para a formação de dupla certificação (formação de adultos e formação contínua, numa primeira fase) e para processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC).

Evolução do CNQ...

Referenciais de qualificação baseados em competências

- Focalizados nos resultados (learning outcomes).

- Estruturados em unidades/módulos (unitização da qualificação) certificáveis autonomamente e capitalizáveis para uma ou mais do que uma qualificação.

- Relevantes para a Aprendizagem ao Longo da Vida, para a adptabilidade dos indivíduos e das empresas e capazes de fazer evoluir as qualificações, respondendo e antecipando as necessidades de modernização da economia.

- Facilitadores da articulação com o Quadro Europeu das Qualificações (QEQ) e o Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação (ECVET)."

Sem comentários: