sábado, 25 de julho de 2009

Últimos júris...

Esta foi a última semana que acompanhei os Centros Novas Oportunidades nas sessões de júri como Avaliador Externo. Cada vez mais considero fundamental a valorização deste momento, quer para os adultos, quer para as próprias equipas.

Estive presente no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Marques Castilho, em Águeda, para a primeira sessão de júri de nível Secundário. Ao longo dos anos acompanhei vários momentos destes, sendo de destacar a capacidade de adaptação e consistência que a equipa demonstrou, tendo realizado um trabalho muito positivo para a valorização pessoal e social do processo, assim como, do momento em si para cada um dos adultos.

Estive também presente e mais um júri de nível básico do Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Maceira. Quero destacar a evolução muito positiva que encontrei no modelo da sessão de júri, assim como, das apresentações finais dos adultos que se revelaram muito completas e muito interessantes. Parabéns à equipa pela melhoria e capacidade de evolução positiva.

Fui convidado para estar presente em dois dias diferentes, em sessões de júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Tenho que destacar o excelente trabalho que a Dra. Marília e Dra. Helena desenvolveram, assim como, a dedicação com que o mesmo foi realizado. Sem dúvida que o sucesso e excelência deste centro se encontra numa equipa com um elevado sentido de profissionalismo e orientação para a aprendizagem ao longo da vida para cada um dos adultos o que faz, em conjunto com o trabalho desenvolvido pelos formadores e coordenação, toda a diferença. Parabéns pelo trabalho realizado.

Estive presente numa sessão de júri de nível básico e na primeira certificação de nível Secundário do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Anadia. Quero deixar uma palavra de parabéns pela excelência do trabalho realizado para o primeiro momento de certificação de nível Secundário que a equipa levou a cabo e para o adulto que concluiu o seu processo de RVCC. Sem dúvida que um trabalho de rigor, exigência e qualidade promove, como é o caso, o reconhecimento social do processo. Parabéns!

Estive também presente numa sessão de júri do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Mealhada. Tenho que destacar uma adulta que, aos 65 anos, terminou o seu processo para o nível B1, isto é, a equivalência ao 1.º Ciclo (4º ano). Pela sua dedicação e com o profissionalismo da equipa foi um dos momentos mais interessantes e significativos para muitos dos que assistiram a esta sessão. A força de vontade, o estudo e o trabalho conjunto mostrou que nunca é tarde para aprender!

Estive ainda presente numa sessão de júri no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora, em Condeixa. Uma das questões fundamentais para o sucesso do trabalho realizado por um centro está na interligação entre os elementos da equipa, assim como, entre estes e os adultos. Tenho que destacar esse lado positivo do trabalho desenvolvido por este centro visto, a ligação entre os adultos e a escola ser um aspecto muito positivo, recolocando a aprendizagem ao longo da vida no caminho de cada um dos candidatos que terminaram nesse dia o seu percurso de reconhecimento de competências. À equipa os meus sinceros parabéns pelo trabalho realizado.

Por último estive presente numa sessão de júri no Centro Novas Oportunidades do NERGA. Tenho que referir a excelência do trabalho realizado por este centro. Quer ao nível do rigor na implementação do processo de RVCC, quer por via da aprendizagem em contexto e desenvolvimento de competências, assim como, pela promoção do reconhecimento social do próprio processo na comunidade onde se insere. Uma equipa dinâmica, rica em boas práticas e competente leva a cabo um trabalho de reconhecida qualidade e valorização para os adultos. Ficam aqui disponíveis as fotografias do encontro "radical" que este centro organizou recentemente. Vale a pena a visita.

Por fim, os meus sinceros parabéns a todos os adultos que terminaram o processo nestes momentos. Que este seja um passo efectivo para um caminho de qualificação!

Sendo este o último post que escrevo sobre as sessões de júri, quero deixar os meus sinceros parabéns a todas as equipas e a todos os adultos desejando sucesso para os seus projectos e para o futuro! Parabéns e obrigado por tudo!

Sem comentários: