quinta-feira, 9 de julho de 2009

Três conclusões: Avaliação da Iniciativa Novas Oportunidades

«“As pessoas que estão certificadas sentem que não houve grandes avanços na carreira, na remuneração, nas oportunidades de emprego, como porventura teriam legítima esperança de ter antes de terem feito a certificação” (...)

Como exemplo de novas competências adquiridas, é referido o acesso à Internet: 67 por cento dos que se inscreveram nas Novas Oportunidades utilizam este meio contra 27 por cento dos que nas mesmas condições de escolaridade optaram por não prosseguir os estudos. O número de pessoas que recorre à Internet para pesquisar informações é também três vezes superior nos que foram certificados pelas Novas Oportunidades. (...)

“Há várias pessoas que começam por querer apenas o 9º ano e que acabam por querer ir mais longe e completar o 12º ano”, contou, muitas vezes para acompanharem os filhos. Recorde-se que a média de idades dos frequentadores do programa é de cerca de 40 anos.»

1 comentário:

maria disse...

Caros amigos este comentário vai para um artigo que li e entendo que devo comentar até para não se generalizar a ideia que "isto das novas oportunidades é uma brincadeira , e que os adultos andam aqui a brincar aos estudantes".A Exma. Sra. Dra. Marta Oliveira diz no artigo que ficou sem folego ao ler um dossier duma formanda repleto de erros e que ao fim de três meses essa mesma formanda tinha o seu rvcc concluido.Devo dizer que no centro onde completei o meu e com muito orgulho , sim porque a vida não nos sorri a todos , nem todos tivemos possibilidades de estudar quando eramos jovens e por isso posso dizer e digo com gosto "eu ando a estudar".Omeu processo levou cerca de oito meses a concluir mas tudo foi impecávelmente corrigido ,até à ínfima virgula, é para isso que servem os profissionais uqe nos acompanham durante o processo.Então de quem foi o erro, dos profissionais que autorizaram e certicaram um processo com uma fraca qualidade ou um aluno que não adquiriu os conhecimentos necessários para ser validado, pelo menos para já? Aqui fica o meu comentário, devo dizer que que já fiz várias formações e que foi uma das coisas mais bonitas que me aconteceu na vida nos ultimos anos ,adoro estudar ,ter a preocupação de preparar as aulas de pesquisar para adquirir mais e mais conhecimentos.Nunca é tarde e quando as coisas são feitas por gosto tudo corre sobre rodas, as coisas dificeis parecem mais fáceis, conhecem-se outras pessoas ,trocam-se ideias.Estou grata por existir esta possibilidade de continuar a aprender partilhar as nossas histórias de vida.