sábado, 4 de julho de 2009

Júris, encontros e reflexões...

Se o caminho se faz caminhando, o desafio de qualidade e do reconhecimento social do processo de RVCC faz-se pela dedicação constante daqueles que, nos Centros Novas Oportunidades, dão o seu melhor em cada momento procurando soluções para cada um dos adultos que procuram vias para a conclusão de um percurso de qualificação.

Estive presente numa reunião de preparação para um júri de nível Secundário com a equipa do Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Maceira. Numa primeira abordagem ao processo a troca de ideias e reflexões conjuntas entre a equipa e o Avaliador Externo é fundamental para a articulação entre todos, assim como, a aprendizagem conjunta. Quero dar os parabéns à equipa pela abertura, assim como, pela análise realizada, pela qualidade do trabalho que se revela um bom ponto de partida para a uma melhoria contínua.

Estive também presente, em dias diferentes, em sessões de júri de nível Secundário e de Nível Básico, no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré. Embora com um volume de trabalho sempre crescente, tenho que destacar o profissionalismo e dedicação do Dr. João, Dra. Helena, Dra. Marília e Dra. Carina, profissionais de RVCC, assim como à equipa de formadores que conseguiram um trabalho de elevada qualidade sem nunca esquecerem a humanidade e a informalidade positiva que lhes é característica e que marca, muito qualitativamente, a diferença.

A convite da equipa do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária da Anadia, estive presente numa sessão de júri para o nível básico. Gostava de destacar aqui o facto de nesta sessão ter estado presente um ilustre participante, o Sr. Manuel, que do alto da sua idade muito respeitável, deu a todos uma lição da importância da aprendizagem ao longo da vida. Este senhor, utente de uma das instituições onde uma das adultas trabalhava, idoso no corpo mas não no espírito, deixou uma mensagem importante para todos, sobre o valor dos saberes aprendidos na e com a escola.

Estive ainda presente numa sessão de júri a convite do Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Fernando Namora, em Condeixa. Quero destacar a consolidação e qualidade do projecto que a equipa deste centro tem vindo a desenvolver. Fica uma palavra de sinceros parabéns à Dra. Alice, coordenadora, à Dra. Maria João e Dra. Vânia e a todos os formadores pelo trabalho de excelência que desenvolvem neste momento com todos os adultos, integrando um projecto assente na valorização do processo de RVCC com vista à qualificação efectiva dos adultos no e após o processo.

Por fim, estive presente no encontro na ETP Sicó para acompanhamento e monitorização de Centros Novas Oportunidades promovido pela Direcção Regional de Educação do Centro. Registei e consolidei algumas ideias. A primeira é a necessidade de desmistificar os prazos de realização do processo. Outra, passa pela urgente mudança de discurso entre os centros com vista à efectiva possibilidade de trabalho em rede, processo esse que ainda está longe de ser conseguido. Deixo a apresentação em formato de PowerPoint que realizei (é de mais fácil visionamento se feito o download).

Por fim, para cada um dos adultos que terminaram o processo de RVCC nestas sessões de júri, os meus sinceros e sentidos parabéns, com votos de que esta certificação seja uma porta aberta para a qualificação e melhoria quer a nível pessoal, quer a nível profissional! Parabéns!

Sem comentários: